PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Orquestra do ES vai tocar até Beyoncé em concerto inédito com rap

Sob regência do maestro Helder Trefzger, Rap Sinfônico terá sessão no Teatro Glória, em Vitória, e na Prainha, em Vila Velha

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Lorenzo Savergnini

No próximo dia 19, às 20h, o Teatro Glória, em Vitória, vai sediar a primeira sessão do Rap Sinfônico - projeto inédito da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger. Trata-se de um repertório idealizado por rappers capixabas e musicistas clássicos que vão mesclar, inclusive, uma música que vai usar elementos de estudo de Beethoven e de “Single Ladies”, hit de Beyoncé.

Em bate-papo exclusivo com a Coluna Pedro Permuy, o regente adianta que também participarão do concerto Cesar MC, Budah, Melanina MCs e participação especial de Beth MC (que ajudou o maestro no arranjo da música de Beethoven com Beyoncé). “Essa música, em específico, nem estava no programa, mas eu tinha feito essa brincadeira de misturar Beethoven com Beyoncé, há alguns anos, com ‘Single Ladies’, que é uma música que eu gosto muito. E aí arranjei a canção e a Beth fez a letra”, fala.

A rigor, será a primeira vez que a Sinfônica capixaba fará uma apresentação dedicada ao rap, mas é mais um passo que Helder dá rumo à inovação e transformação dentro da própria instituição cultural. “De todas as inovações, acho que será uma das maiores. E temos ótimas experiências nesse sentido, como o Rock Sinfônico, temas de filmes, MPB, o congo, o Ticumbí… E o rap é muito mais presenta no Espírito Santo do que a gente imagina. Têm expoentes na cena capixaba que às vezes as pessoas nem conhecem”, avalia.

LEIA TAMBÉM: Nova série vai explorar vida sexual secreta de Hitler. Veja qual é!

A apresentação do dia 19, assim como a dobradinha no dia 20, às 20h, na Prainha, em Vila Velha, terá apenas os instrumentos de corda da orquestra. O maestro declara que não foram escalados instrumentos de sopro neste primeiro momento, porque um DJ também será introduzido ao concerto. “São as cordas com o DJ, a bateria da orquestra e os tambores. Vamos ver no que dará! (Risos)”, reitera.

LEIA TAMBÉM: 15 anos do Folha Vitória: as curiosidades dos bastidores do jornal líder de audiência do ES

“Vejo o rap como uma batida envolvente com letras com expressões. Tem protesto, amor… É uma manifestação”, termina.

LEIA TAMBÉM: Paulo André surge com o filho em Vitória, posta foto e declara: "Te amo"

O arranjo da música principal, que deve abrir o concerto, é do próprio Helder. O restante do repertório teve arranjamento assinado por Dennys Serafim, atual maestro da Orquestra Camerata Sesi, e Willians Rodrigues.

SERVIÇO

Rap Sinfônico - Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses)

Dia 19

Local: Teatro Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória).

Horário: 20h. 

Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do local. 

Dia 20

Local: Parque da Prainha, em Vila Velha.

Horário: 20h. 

Ingressos: aberto ao público. 

Pontos moeda