Entretenimento e Cultura

‘Charola de São Sebastião’ é tema de livro infantil que será lançado em Cachoeiro

O objetivo do livro é dar continuidade ao trabalho de resgate e valorização da cultura popular no município. O grupo é o único em atividade no Espírito Santos no dias atuais

Charola de São Sebastião de Alto Paulista é o único grupo em atividade no Estado e resgata a cultura da cidade Foto: ​Luan Volpato

A Charola de São Sebastião de Alto Paulista, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim é o tema do livro da jornalista e professora Rosângela Venturi Barros, que será lançado no próximo domingo (3), na localidade de Jacu. O livro tem ilustração de Diego Scarparo e pesquisa de Genildo Coelho Hautequestt Filho.

A publicação do livro infantil “Charola de São Sebastião, compromisso de fé no santo mártir guerreiro” é uma iniciativa da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, viabilizada por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através do Funcultura.

“A proposta do livro é dar sequência ao trabalho de resgate e valorização da cultura popular no município, desenvolvido pela entidade há mais de quinze anos, bem como subsidiar ações de educação patrimonial”, comenta a jornalista.

As roupas e a organização da Charola lembram as Folias de Reis, mas esse folguedo tem o intuito de homenagear o Santo Mártir Guerreiro. A Charola de São Sebastião é uma procissão para exaltar as virtudes desse santo que teria sido martirizado por defender a sua fé.

Atualmente o único grupo em atividade no Espírito Santo é a Charola de São Sebastião de Alto Paulista, sob o comando dos mestres Izaías e Adílio Quirino da Silva.

Pontos moeda