Entretenimento e Cultura

Primeira Sessão Azul acontece neste sábado em Vila Velha

O shopping será o primeiro do Estado a realizar sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares

Neste sábado, o filme exibido será “Angry Birds” Foto: Divulgação

A primeira Sessão Azul do Espírito Santo acontece neste sábado (10), a partir das 11 horas, no Boulevard Shopping. O shopping será o primeiro do Estado a realizar sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares. 

As exibições vão acontecer mensalmente, a exemplo do CineMaterna, que realiza sessões de filmes voltadas para mães com filhos de até 18 meses.

Na Sessão Azul deste sábado, o filme exibido será “Angry Birds”. A proposta é ter sempre animações 2D e dubladas para as crianças. Assim como no CineMaterna, os filmes são escolhidos pelo público.

Segundo a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Taís Tavares, a inclusão da Sessão Azul na programação das atrações do shopping é importante, porque traz uma opção para um público que ainda não era contemplado. 

“Estamos sempre atentos ao nosso público e às questões de inclusão. Por isso, buscamos inovar no conceito de shopping centers e trazer atrações diferentes e de inclusão, a exemplo do CineMaterna, que é um sucesso e agora, com a Sessão Azul”, disse

O projeto nasceu em 2015, no Rio de Janeiro, e tem como proposta organizar sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares, de forma que funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema.

Mas não se trata apenas disso. O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança, e o engajamento dos pais no processo de tratamento.

Segundo o gerente de projetos da Sessão Azul, Leonardo Bittencourt Cardoso, a sessão tem proporcionado às famílias trocas de experiências e também momentos de lazer e socialização para as crianças com TEA. 

“Tem sido uma experiência muito boa para os pais que já frequentam as sessões que acontecem todo mês no Rio. Temos muitos depoimentos positivos, de quanto isso mudou a vida das crianças e também dessas famílias”, disse.

Ambiente adaptado

Em todas as sessões é utilizado um padrão e uma metodologia que ajudam agarantir o maior conforto, acompanhamento e segurança às famílias. Inclusive, a cada parceria, é realizado um treinamento e acompanhamento dos voluntários que irão seguir com o projeto nos meses seguintes.

No Espírito Santo, essa parceria será com a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes), que irá acompanhar todas as sessões com profissionais capacitados para atuar como voluntários das sessões e que vão poder auxiliar as famílias e as crianças em todas as suas necessidades durante as exibições.

Há também um material de Rotina do Cinema, feito para antecipar a ida da criança para a sessão, cujo download pode ser feito na página oficial do projeto (www.sessaoazul.com.br). Os ingressos e a programação também podem ser acessados pelo site.

Pontos moeda