• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Clássico 'O Mágico de Oz' será exibido em alta definição

Entretenimento

Clássico 'O Mágico de Oz' será exibido em alta definição

Baseado no romance infantil de L. Frank Baum, escrito no final do século 19, O Mágico de Oz virou referência - como musical e conto de fadas

O Mágico de Oz Foto: Reprodução

Em 1939, concorriam ao Oscar grandes diretores de Hollywood - John Ford, Frank Capra, William Wyler, Sam Wood. Dois deles - Ford e Capra - já haviam vencido o prêmio da Academia (por O Delator e Aconteceu Naquela Noite). Concorriam de novo por No Tempo das Diligências/ Stagecoach, marco fundador do western como arte, e A Mulher Faz o Homem. Você sabe que são cinco indicados para o prêmio de direção. O quinto era Victor Fleming, o que venceu.

Há controvérsia porque, naquele ano, Fleming concorria por …E o Vento Levou. Venceu nas categorias de filme e direção, e o épico romântico sobre a derrocada do Sul escravagista ganhou também em outras categorias. Outro filme creditado a Victor Fleming estava entre os finalistas - O Mágico de Oz. A controvérsia é que, embora sejam dois filmes viscerais de Hollywood - e coerentes, do ponto de vista do tema, apesar da diversidade das histórias e gêneros -, nenhum deles foi realmente 'dirigido' pelo cineasta. Fleming foi um dos realizadores, e o que levou os créditos, mas ...E o Vento Levou é o supra-sumo do filme do produtor (David Selznick) e O Mágico de Oz, de estúdio (a Metro).

O Mágico de Oz terá sessão especial nesta terça, 27, às... Corra para garantir seu ingresso. Leve as crianças - elas vão adorar os Munchkins, anões da história. Baseado no romance infantil de L. Frank Baum, escrito no final do século 19, O Mágico de Oz virou referência - como musical e conto de fadas. A história começa em branco e preto e mostra como a garota Dorothy é levada por um ciclone para o mundo colorido de Oz. Ela passa o filme procurando o tal mágico, para poder voltar à sua casa, em Kansas. Na abertura, tudo o que a irrequieta Dorothy não quer é sua casa. É preciso que ela caias no mundo, e se perca, para que valorize sua origem. Em ...E o Vento Levou, Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) também faz todo um percurso até voltar para Tara. Ambos os filmes são definidores do tema da volta ao lar como paradigma de Hollywood - com a segunda chance, que também está na essência nas histórias.

Tudo ajudou a construir a mitologia de O Mágico de Oz. Dorothy e seu cão encontram o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, que a acompanham em sua jornada. Todos esperam que o Mágico de Oz resolva seus problemas. Seguem pela Estrada de Tijolos Amarelos, e Dorothy usa os sapatos vermelhos de rubi que... Veja, se é que já não viu, para saber como ela os consegue. Judy, que já era uma estrela infanto-juvenil, representa com os seios presos por uma cinta, para parecer criança. E canta Over the Rainbow, Além do Arco-Íris, um clássico. O filme tem a bruxa boa e a má. E tem o mágico, vamos colocar com minúscula porque ele... Algumas falas são imorredouras - 'Eu sou um bom homem, mas um péssimo mágico", diz Frank Morgan. E a melhor - "Corações nunca vão ser práticas até serem feitos de material inquebrável."

Serviço - Clássicos Cinemark:

Horário: 3ª (27) 20h

Salas

Vila Velha (ES)

Shopping Vila Velha - Rua Luciano das Neves, 2418

Vitória (ES)

Shopping Vitória -Av. Américo Buaiz, 200