Entretenimento e Cultura

Festas juninas animam escolas municipais de Cachoeiro

Alunos e professores trabalham nos preparativos dos eventos

As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim já estão preparando suas tradicionais festas juninas, com diversas atrações que prometem divertir alunos e familiares. Quadrilha, roupas e comidas típicas e brincadeiras estão na programação das comemorações que começam já nesta semana.

Só na próxima sexta (8) serão cinco escolas em festa, incluindo a “Reverendo Jader Gomes Coelho” (IBC); “Professora Thereza Valiatti Sartório” (Monte Cristo); “Padre Gino Zatelli” (Gilson Carone) e “Monteiro Lobato” (Alto União). Mas, ao longo das próximas semanas, as outras unidades de ensino da rede também desenvolverão atividades relacionadas ao tema.

Na comunidade do IBC, por exemplo, as atividades serão em horário de aula. A decoração é alusiva tanto às comemorações juninas quanto à Copa do Mundo. Será uma uma oportunidade de os alunos levarem suas famílias para verem as danças preparadas e se deliciarem com comidas como canjicão, péla égua, salgados diversos, entre outras iguarias.

No Gilson Carone, a festa começa às 17h. As atrações ficam por conta das danças, comidas, barraca com doces diversos e brincadeiras como pescaria, "boca do palhaço" e bazar para alunos e familiares. Já no Alto União, a partir das 17h30, além das danças e comidas, também terá sorteio de brindes e um estande especialmente montado para quem quiser tirar fotos com os filhos.

“Todas as festividades têm cunho pedagógico e cultural, cujo interesse maior é trabalhar com os estudantes a diversidade cultural existente no Brasil. E ,nesse momento, evidenciamos a importância de aproximar família e escola em momento de integração e apresentações culturais”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Escola “Cely Santos” tem proposta diferenciada

Outra escola que terá atividades é a Professora Cely Santos de Oliveira, do Alto Monte Cristo. Mas, em vez de uma tradicional festa junina, a unidade preparou comemorações para marcar a realização de um projeto, que teve como ponto de partida a reflexão sobre a obra de Ivan Cruz, artista plástico que pintou mais de 100 obras de arte com temas alusivos à infância.

Uma delas, com o tema futebol, foi trabalhada em sala de aula, entre os alunos e, nesta sexta (8), ocorre o ponto alto do projeto, com danças sobre o tema “A arte do Brasil no Futebol”. Começa às 14h.

Pontos moeda