Entretenimento e Cultura

Prêmio Molière: resgate da história e lançamento de novas categorias

Redação Folha Vitória

Criado em 1963 e patrocinado pela empresa aérea Air France, o Prêmio Molière realizou edições no Brasil até 1994. Lembrado como o Oscar do Teatro Nacional, a cerimônia contemplava os melhores artistas do ano nas categorias atriz, ator, diretor, autor, cenógrafo ou figurinista, um prêmio especial e teatro infantil, criado posteriormente. Quem vencia, levava a réplica do busto de Molière que está na Comédie-Française e uma passagem para Paris.

l Entre os grandes vencedores do Molière estão Antunes Filho e Fernanda Montenegro, com cinco troféus cada um, e o tricampeão Ítalo Rossi, que venceu nos anos 1985, 86 e 87.

l Na reedição do prêmio, as categorias são: atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, diretor, cenógrafo, figurinista, projeto de iluminação, espetáculo, teatro infantil, musical e revelação do ano. Os jurados vão considerar peças que estiveram em cartaz entre 2015 e 2017. Os nomes serão revelados na noite da cerimônia que será realizada na última semana de novembro, em São Paulo, e em dezembro no Rio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda