Entretenimento e Cultura

Teatro Rubem Braga recebe espetáculos nacionais nesta semana

Peça Leite Derramado é uma adaptação do livro homônimo, de Chico Buarque

Dois espetáculos nacionais abrem nesta semana a agenda de junho do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Nesta terça (5) e na quarta-feira (6), será apresentada a peça “Leite Derramado” (classificação 14 anos). As sessões, em ambos os dias, começam às 20h e têm entrada franca - os ingressos podem ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro.

Dirigido por Roberto Alvim, o texto é uma adaptação teatral do livro “Leite Derramado”, do cantor, compositor e escritor Chico Buarque. A obra original é vencedora dos prêmios Jabuti, Bravo! e Portugal Telecom.

Já a peça, da companhia Club Noir e Cubo Produções, foi eleita a melhor de 2016 pelos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, além de ter sido indicada aos prêmios Shell e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

O protagonista da história é Eulálio D’Assumpção, que aos 100 anos de idade encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. É o herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa.

Delirando, nos últimos instantes de sua vida Eulálio é atravessado por eventos cruciais da história do Brasil (como o período escravocrata e a ditadura), em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia.

Diretor dá oficina gratuita de dramaturgia na quarta

Como parte da turnê de “Leite Derramado”, que é patrocinada pelo edital de circulação cultural da Petrobras, o diretor Roberto Alvim dará uma oficina gratuita de dramaturgia na quarta, no próprio Teatro Rubem Braga, das 14h às 18h. No total são 20 vagas, voltadas para autores, diretores e atores locais.

Dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas, atuando profissionalmente há 25 anos, Alvim escreveu e dirigiu mais de 100 peças, encenadas no Brasil e em países como França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Argentina e México.

Lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba (Argentina), a Escola Livre de Teatro (SP), a Casa das Artes de Laranjeiras (RJ) e a SP Escola de Teatro, além de ministrar oficinas em diversos estados, a convite do Ministério da Cultura.


Pontos moeda