PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Fábrica no ES! Marca capixaba internacionaliza e começa a vender em mais de 200 países

Empresa americana levará as peças para centro de distribuição nos Estados Unidos. Em Guarapari, expectativa é triplicar espaço físico da fábrica nos próximos 90 dias

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Jhonatan Glicério/Reprodução/Arquivo Pessoal

Em breve, as peças da marca de Andressa Zanoteli Moretto poderão ser compradas no mundo todo via Shop Couture. Trata-se da maior plataforma mundial de revenda por internacionalização, que se interessou pelas peças de moda fitness capixabas e fechou contrato para distribuir os itens globalmente.

Na prática, o movimento significa que a empresária enviará a carga fashion, que é confeccionada na fábrica da grife, em Guarapari, direto para o centro de distribuição da empresa de internacionalização, na Flórida, nos Estados Unidos. De lá, o estoque será revendido em todos os estados norte-americanos e outros mais de 200 países do mundo. “Há 20 anos essa empresa (Shop Couture) já faz isso com marcas pequenas e médias do mundo todo, principalmente do Brasil. E a moda fitness nossa faz muito sucesso no exterior, porque nós temos um cuidado especial com a modelagem, escolha de tecido e qualidade no acabamento”, destaca Andressa, sócia e fundadora da AZ, em bate-papo exclusivo com a Coluna Pedro Permuy.

A empresária também adianta que, com a novidade, nos próximos 90 dias o espaço físico da fábrica da label vai triplicar de tamanho. Isso porque já está em andamento a ampliação do local, que já emprega, diretamente, mais de uma dezena de funcionários.

LEIA TAMBÉM: Miss ES 2022 é revelada! Capixaba já morou na China, fala 5 idiomas e posou para a Tiffany. Saiba quem é

E continua: “No ano passado fiz um MBA na área de confecção e conheci esse ramo de empresas de internacionalização. E levar minhas peças para fora do Brasil sempre foi um sonho, desde o começo. E é o que eles farão, vão vender em grandes lojas, como a Macy’s, que são já lojas parcerias da empresa, além de ofertarem a possibilidade de expansão para a Europa e as Américas”.

LEIA TAMBÉM: Que gata! Musa do Flamengo, capixaba Debora Soares vira fenômeno na web

Andressa, que antes trabalhava no ramo de gestão do petróleo, largou a profissão antiga para ser designer e empreendedora da moda há cerca de um ano e meio, quando inaugurou a fábrica. De lá para cá, empregou 12 pessoas diretamente e, há seis meses, também tem uma loja física, em Guarapari.

“É muito trabalho, mas é muito gratificante colher esses frutos e ver esse resultado. O mercado capixaba e o mercado brasileiro já reconhecem nosso trabalho, mas eu quero que a internacionalização das nossas peças também reforce nossa presença no Estado”, pontua.

Como o Folha Vitória já noticiou, Andressa já vendeu para praticamente todos os estados do País, via e-commerce, e hoje tem até compradores atacadistas em algumas regiões do Brasil. “A internet viabiliza muito isso, o que é ótimo. E, como disse, é muito gratificante saber que nossa fábrica, aqui no Estado, envia peças capixabas para o Brasil e, agora, para o mundo todo”, reitera.

As peças, que são desenhadas pela própria empresária, passaram por uma curadoria da empresa americana para que fossem aceitas como produtos no mercado internacional. Dentre os elogios que recebeu, estão as modelagens das roupas e quase ausência de estampas. “As americanas gostam de uma moda mais lisa para o fitness e o que eles têm lá são grandes marcas que produzem peças básicas, que não valorizam o corpo, que é totalmente o contrário da nossa proposta. Por isso nossas peças, brasileiras, são as queridinhas do exterior”, conclui.

Foto: Jhonatan Glicério/Reprodução/Arquivo Pessoal

EM TEMPO... 

Sim, caro leitor, a Organização das Nações Unidas (ONU) só lista 193 países em sua relação de nações no mundo - no caso, todas elas são membros da instituição internacional. Só que, principalmente os atlas globais, consideram de 206 a 226 países existentes no globo. 

Empresas de logística, que também têm que realizar entregas pelo mundo todo, costumam contabilizar até 266 países no total. Apesar de ser considerada não-oficial, a lista mais completa, que chega a esse número (266), é da United Nations+ (UN+), mais um órgão internacional. 

Pontos moeda