Entretenimento e Cultura

Veja viagens bate e volta e passeios baratos para o feriadão

Confira opções para você aproveitar sem gastar muito e levar toda a família. Em temos de crise econômica, nada melhor do que um destino bate e volta

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem Folha Vitória

O Feriadão está aí e nada melhor do que aproveitar muito. Há várias opções de viagens bate e volta sem gastar muito dinheiro e com atrações para toda família no Espírito Santo, além de passeios gratuitos.

ZOO PARK DA MONTANHA

Foto: Instagram/ @zooparkdamontanhaoficial

O Zoo Park da Montanha fica em Marechal Floriano, na região Serrana do Estado. No local, são 550 animais de 130 espécies, incluindo, um leão. 

Endereço: Estrada para Rio Fundo, Marechal Floriano
Contatos: (27) 3288-1151 / (27) 99922-3315
Ingresso: R$ 40 para adultos; R$ 20, meia-entrada. Crianças de até 2 anos não pagam. De 2 a 12 anos também pagam meia-entrada. Acima de 12 anos pagam a inteira. Já os estudantes com carteirinha e os idosos também pagam meia.

CONVENTO DA PENHA

Foto: Divulgação Convento da Penha

Cartão postal de Vila Velha, o Convento da Penha é uma opção para quem mora na Grande Vitória e, também, para quem é do interior do Estado. Um passeio capaz de trazer tranquilidade e paz espiritual. 

Além das missas, quem visita o santuário tem vistas privilegiadas de Vila Velha e Vitória. A entrada é gratuita e há restaurante e lojas souvenires.

Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/nº, Prainha, Vila Velha.
Contatos: para conferir os horários das missas: (27) 3329-0420.
Entrada gratuita.

RUA DO LAZER

Foto: Caminha Gente

Localizada em Santa Teresa, na região Serrana do Estado, a Rua do Lazer é uma opção para quem aprecia a gastronomia gourmet. O visitante tem a oportunidade de desfrutar as refeições nos belos e antigos casarios da época da colonização. 

Endereço: Rua Coronel Bonfim Júnior, Centro, Santa Teresa.

DOMINGOS MARTINS

Foto: Divulgação/Ascom/PMDM

Conhecida pelas temperaturas mais amenas, Domingos Martins faz parte da região Serrana do Estado e conta com atrações para os amantes da natureza e esportes radicais. No distrito de Pedra Azul, há opções para os aventureiros como: arvorismo, tirolesa, escalada e rappel.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Foto: Divulgação

Venda Nova do Imigrante, colonizada por italianos, também fica na região Serrana capixaba. O município é conhecido pelas festas tradicionais, como a Festa da Polenta. Venda Nova é o berço capixaba do agroturismo. Lá, existem propriedades que fabricam queijo, café, cachaças, licores e socol, um tipo de presento cru.

PARQUE DO CAPARAÓ

Foto: @guia_rio_claro_caparao

O Parque do Caparaó Capixaba é formado por cinco municípios: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. A região é tipicamente rural e a agricultura familiar encanta os visitantes. A região tem mais de 200 cachoeiras, trilhas e é ideal para quem curte a natureza.

PASSEIOS GRATUITOS

MORRO DO MORENO

Foto: Thiago Soares

O Morro do Moreno está entre os pontos turísticos mais visitados da Grande Vitória. Os mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e da Serra. 

RUÍNA DE QUEIMADOS

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

As ruínas da igreja de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo, fica em Serra-Sede. Elas foram restauradas e estão prontas para receber os visitantes.

O objetivo da restauração foi criar um museu a céu aberto, que guarda a sofrida história dos negros do Queimado. A proposta é atrair visitantes, esportistas, estudantes e pesquisadores ao local e, assim, constituir um espaço cultural público, democrático e inclusivo.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIANA

Foto: Prefeitura de Viana

Uma das principais atrações turísticas de Viana, a Estação Ferroviária, está aberta para visitação. O local passou por uma revitalização recentemente em toda sua estrutura e foi reaberto para quem desejar conhecê-lo. Lá, é possível conhecer uma locomotiva com mais de 100 anos de história, a “Maria Fumaça”, que também passou por uma revitalização, e em breve, fará um trajeto turístico pela cidade.

O horário de funcionamento da Estação Ferroviária é de segunda a sexta-feira e também aos sábados e domingos, das 8h às 20 horas.

MUSEU DE ARTE DO ES (MAES)

Foto: governo do ES

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), patrimônio cultural do Espírito Santo, fica no Centro de Vitória, em um prédio que existe há mais de 80 anos. 

O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi reinaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião, foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.O

Horários de visitação
Terça a sexta de 10h às 16h
Sábados, domingos e feriados 12h às 16h .

IGREJA DOS REIS MAGOS

Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, ma Serra, de onde é possível ver a foz do rio Reis Magos.

O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no País, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.

A Igreja dos Reis Magos é um dos pontos turísticos mais visitados na Serra. No local, há um mirante de onde é possível ver um lindo pôr do sol.

FAROL DE SANTA LUZIA

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Completando 150 anos, o Farol Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e da história de Vila Velha e do Espírito Santo. Suas peças vieram da Escócia, em 1870, e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe.

O farol tem 12 metros de altura. A luz possui um alcance de até 32 milhas marítimas, que correspondem a 51 km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na baía de Vitória/Porto de Vitória, Tubarão e Vila Velha.

Endereço: Rua Santa Luzia, 02, Praia da Costa, Vila Velha
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 16h30. Já nas segundas-feiras, o local é fechado para manutenção.
Pontos moeda