ESPAÇO KIDS

Entretenimento e Cultura

Pedra da Cebola terá festival de música infantil gratuito no fim de semana

A criançada vai poder se divertir muito no sábado (10) e domingo (11)

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Diversão, brincadeiras e muita música para as crianças e famílias se divertirem no próximo fim de semana em Vitória

A segunda edição do Musin – Festival Música na Infância acontece no Parque Pedra da Cebola. O evento gratuito será no sábado (10) e domingo (11)

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Confira as principais atrações:

Foto: Montagem Folha Vitória

Hamilton de Holanda – show “Alegria”

Após a apresentação, em 2022, no Marien Calixte Jazz Music Festival, que aconteceu logo após a premiação do Grammy Latino, o premiado bandolinista, improvisador e compositor, recém vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2023 como melhor canção de MPB – “Que Tal um Samba?” em parceria com Chico Buarque, conhecido por suas apresentações em festivais de jazz ao redor do mundo, volta ao estado para mostrar um lado pouco conhecido de sua arte que dialoga com o universo infantil.

Com o objetivo de levar alegria e esperança através da música, Hamilton tem dedicado uma parte importante de sua carreira à educação musical, seja na composição de temas inspirados nas crianças, workshops e oficinas, ou em apresentações para rodas familiares. O músico acredita que a criança é o futuro e que é necessário nutrir essa sementinha para que cresçam e possam desenvolver seus talentos.

O repertório do show "Alegria" é formado por clássicos da cultura popular brasileira, como o tema do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil, e O Pato, de Vinícius de Moraes e Toquinho, além de músicas de videogames, como as missões de resgate da princesa Peach, de Mario Bros, e um tour por Bedrock, cidade dos Flintstones. A banda Alegria, formada por André Vasconcellos no baixo, Salomão Soares nos teclados e Thiago Rabello na bateria, acompanha Hamilton para alegrar a tarde das crianças e dos adultos.

Uma das coisas que Hamilton mais se orgulha é o seu show anual de fim de ano em prol da ABRACE - Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias. 

Na 21ª, o evento já ajudou a construir uma ala do Hospital da Criança em Brasília com doações dos eventos e da presença do público. A energia que Hamilton recebe dessas apresentações é a mesma que ele pretende transmitir para as crianças de 0 a 100 anos no Musin - Festival Música na Infância.

Toquinho para crianças

Toquinho traz para o Festival o seu show para crianças. Com 50 anos de carreira, Toquinho é um dos grandes nomes da música popular brasileira, tendo gravado cerca de 85 discos, composto mais de 500 músicas e realizado milhares de shows pelo Brasil e pelo mundo. O cantor e compositor é conhecido por unir técnica e sensibilidade, o popular ao erudito em sua aquarela de sons e harmonias.

O artista nunca deixou escapar, de dentro dele, o menino que o ajuda a fabricar músicas para que milhares de crianças se conservem como crianças e outros tantos adultos retrocedam no tempo e reencontrem seus meninos dentro de si mesmos.

O show Toquinho para crianças intercala os grandes sucessos de Toquinho com repertório infantil, como "A Casa", "O Pato", "O Caderno", “Aquarela” entre outras, com clássicos de sua carreira, e conta com a participação da cantora Camilla Faustino, do baixista Ivâni Sabino e do baterista Pepa D'Elia. Toquinho é reconhecido por sua dedicação à música infantil e tem em seu currículo trabalhos que se tornaram verdadeiros marcos no segmento, como os discos “Arca de Noé” 1 e 2, juntamente com Vinícius de Moraes, e o disco "Casa de Brinquedos", que se tornou peça de teatro.

Com natureza lúdica e leve, Toquinho faz da música uma extensão da vida, sempre encontrando no palco um espaço para se divertir e encarar o trabalho como uma prazerosa alegria. Ao longo de sua carreira, o cantor e compositor teve como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato, Paulo César Pinheiro, entre outros.

Essa apresentação é uma oportunidade única para os fãs de Toquinho e da música infantil apreciarem a genialidade do artista, que segue encantando plateias de todas as idades com sua técnica e sensibilidade em uma aquarela de sons e harmonias.

A banda da Flor

A Banda da Flor surgiu da paixão de Plínio Soares e Bruna Perê pela música e pela educação infantil. Plínio, que já atuava há mais de 10 anos na rede municipal de ensino de Vitória, e Bruna, que há mais de 7 anos atua como cantora e instrumentista, se conheceram numa roda de choro e decidiram juntar suas composições autorais, clássicos do cancioneiro brasileiro para crianças e composições de parceiros voltadas para o público infantil. Com muita sensibilidade, afeto e atenção, a dupla, acompanhada de uma banda, mistura tudo com brincadeiras, fazendo a diversão da criançada.

O nome da banda é uma homenagem à mãe de Plínio, Florisnete, mais conhecida como "Dona Flor". As músicas abordam temas como meio ambiente, relação da criança consigo mesma e com seu corpo, diferenças, família e sonhos. Com suas músicas envolventes e cativantes, a banda encanta crianças de todas as idades e contribui para a formação cultural e educacional dos pequenos.

Victor Batista no show “Contos de um caipira”

“Contos de um Caipira” é um trabalho artístico desenvolvido pelo violeiro Victor Batista para crianças, que utiliza o princípio fundamental da cultura popular: a oralidade. Acompanhado da sua viola caipira, Victor compartilha músicas e histórias que conscientizam sobre a importância da preservação do nosso ecossistema, enfocando o cerrado, sua fauna e flora. O grande diferencial deste trabalho é a interatividade com o público, que envolve as crianças nos “causos” e as mantém imersas no contexto da apresentação.

O objetivo do trabalho é mostrar para quem mora na “cidade grande” a importância dos valores éticos e da preservação do meio ambiente do campo, complementando o processo cultural e de formação do indivíduo. Através disso, Victor Batista busca levar o respeito e a confiança entre as pessoas como uma forma de valorizar a cultura popular e conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Victor Batista é cantor, compositor, violeiro autodidata, pesquisador da cultura popular e contador de estórias. Nasceu em Belo Horizonte/MG e iniciou sua carreira em 1991 com os grupos parafolclóricos Congá e Sarandeiros, ambos da UFMG, e com o grupo musical Minadouro. Cursou Canto Lírico pela Universidade Estadual de Minas Gerais e foi membro da Orquestra Mineira de Violas. 

Lançou seu primeiro CD em 2004, intitulado "Além da Serra do Curral", e em 2018 lançou seu 4º CD, batizado de "Coração Caminhador". Ao longo de sua carreira, produziu e participou de vários projetos culturais pelo Brasil, como o "Encontro de Violeiros" em Ribeirão Preto e a "Virada Cultural de São Paulo". Como integrante do grupo Camerata Caipira, já se apresentou em países como Austrália, Portugal, Chile e Nova Zelândia.

Macakids

A dupla de macacos mais querida do Brasil! Super Caco e Super Drika Macakids. As crianças terão a oportunidade de se divertir ao som dos maiores sucessos da turma Macakids e ainda tirar fotos com os personagens. Com mais de 10 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, esses macaquinhos simpáticos e protetores da natureza têm conquistado e influenciado as crianças a cuidar do meio ambiente, valorizar a família, manter a higiene pessoal e ter senso de justiça.

Sobre o festival

Na programação, Bloquinho do Musin, com a banda Charanguejada, Vitor Passarim e a palhaça Serena, Malê Kids e o ator Carlitos Cachoeira e seu Palhaço Excêntrico Musical

A direção e a curadoria do Festival são de Simone Marçal e Daniel Morelo, que também realizam o Formemus, o Marien Calixte Jazz Music Festival e o Prêmio da Música Capixaba.

O festival contará com intérprete de libras nos shows, espaço reservado para pessoas com deficiência e distribuição de protetores auriculares para pessoas com sensibilidade auditiva.

Toda a programação é gratuita, com limitação de público ao espaço reservado para o festival.

Foto: Arte Folha Vitória
14h30 – Abertura dos portões
15h30 – Sarau Infantil – Meu primeiro sarau de poesias
16h10 – Victor Batista no show “Contos de um Caipira”
17h30 – Macakids
18h45 – Toquinho para crianças
Recreação, Malê Kids, e O Palhaço Excêntrico Musical nos intervalos

Foto: Arte Folha Vitória
14h30 – Abertura dos portões
15h30 – Congo Mirim de Jacaranema
16h30 – A Banda da Flor
18h – Hamilton de Holanda no show “Alegria”
19h – Bloquinho do Musin – Banda Charanguejada
Recreação, Malê Kids, e O Palhaço Excêntrico Musical nos intervalos

2º Musin – Festival Música na Infância

Horário: a partir das 15h
Local: Parque Pedra da Cebola – Vitória
Entrada gratuita (com limite de público)
Informações: [email protected]
27 33761674 / 27 999301103 (whatsapp)
https://www.instagram.com/musinfestival
www.musin.com.

O Festival Música na Infância – Musin – acontece no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Vitória.

Pontos moeda