Entretenimento e Cultura

"Sugador de bumbum" pode causar necrose na pele, afirma especialista

O efeito ‘empina o bumbum’ não dura muito tempo e nem age como os efeitos de exercícios físicos. O equipamento tem o mesmo princípio dos ‘sugadores de lábio’, que estavam na moda

Aparelho suga os glúteos e promete aumentá-los instantaneamente Foto: Divulgação

Bumbum esculpido na academia parece ter ficado no passado com a nova febre entre as famosas, o Magic Pump. A técnica utiliza duas ventosas, uma em cada glúteo, para sugar a região. A promessa é de que o bumbum fique mais empinado, durinho e bonito, com cara de glúteo ‘malhado’. Segundo o fabricante, o aparelho dá um efeito de vácuo na região do glúteo, que, através da ventosa, faz uma sucção de compressão e descompressão.

A dermatologista Alessandra de Melo não recomenda a técnica e afirma que não há comprovação científica de que este aparelho de sucção realmente tenha algum efeito. Ela ainda explica que o equipamento tem o mesmo princípio e efeito dos ‘sugadores de lábio’, que estavam na moda há um tempo, com a promessa de deixar a boca mais carnuda. “É a mesma coisa. É uma sucção, que estimula a vascularização do local, ou seja, aumenta a quantidade de sangue que vai para o bumbum. Ele fica mais inchado e retém líquido, e por isso dá a impressão de que esteja maior”, esclarece.

Se a sucção for muito intensa, alguns vasos sanguíneos podem se fechar, tirando todo o suprimento de sangue do local. Isso pode levar a uma isquemia na região, que é quando há alguma interrupção no fluxo sanguíneo para uma determinada área, o que pode causar necrose. Para corrigir, é preciso fazer cirurgia, que deixa cicatrizes e deformações. Outros efeitos colaterais do procedimento são flacidez, fibrose e nódulos.

Além disso, o efeito ‘empina o bumbum’ não dura muito tempo e nem age como os efeitos de exercícios físicos. “Exercício físico recruta musculatura, tendões e articulações. O Magic Pump não tem ação no músculo. O melhor jeito para empinar o bumbum é associar alimentação saudável, exercícios físicos e tratamentos estéticos com ação comprovada, como radiofrequência, ultrassom microfocado e aplicação de ácido polilático, que molda os glúteos, corrige os desníveis e a flacidez”, garante.  
 

Pontos moeda