Entretenimento e Cultura

Fotógrafos retratam peculiaridades de São Paulo em exposições na Casa da Imagem

Redação Folha Vitória

São Paulo - Espaço dedicado à memória da cidade de São Paulo, a Casa da Imagem está com duas exposições fotográficas sobre as peculiaridades da maior metrópole brasileira em sua programação. Os fotógrafos convidados Tuca Vieira e Felipe Russo lançam seu olhar sobre o território paulistano, através das mostras "Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores" e "Garagem automática", respectivamente. A entrada é gratuita, e a visitação acontece até o dia 16 de outubro.

Na exposição de Tuca Vieira, são 203 fotografias, todas de locais diferentes. Munido de um mapa, o artista dividiu a cidade em áreas e percorreu todo o território em dois anos. A intenção é mostrar uma São Paulo que vai dos arranha-céus às favelas, passando pelas indústrias e parques. Paulistano, Tuca queria conhecer melhor a cidade onde nasceu, fotografando o que há de real em cada um dos 203 pontos mapeados para mostrar além de registros de satélite do Google e de sistemas de georreferenciamento.

Já na mostra "Garagem automática", Felipe Russo vai para o interior de 12 edifícios garagens construídos entre as décadas de 1960 e 1980, na região central da cidade. O resultado são 21 fotografias que seguem o caminho dos pequenos detalhes das construções. São imagens de cabos de aço, correntes, roldanas e polias, que, dentro do contexto dos edifícios, se apresentam como peças essenciais ao funcionamento das estruturas.

Serviço

Casa da Imagem

R. Roberto Simonsen, 136-B.

De 9/7 a 16/10.

De terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Pontos moeda