Entretenimento e Cultura

Adolescentes abrem mão da tradicional "Festa de 15 anos" para viajar com amigos e familiares

Fugindo das formalidades de uma festa de 15 anos, os adolescentes estão optando cada vez mais por viagens com amigos e familiares

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Festa de comemoração de 15 anos. ( Foto/divulgação)

Sabe aquela tão sonhada festa de 15 anos? Parece que os jovens atuais estão deixando de lado a tradição e estão buscando novas comemorações! Fugindo das formalidades de uma festa de 15 anos, os adolescentes estão optando cada vez mais por viagens, abrindo mão de momentos especiais, como a valsa e o uso do vestido de princesa.

Segundo a advogada Natália Elias Macena, de 24 anos, a ideia da viagem surgiu há quase dez anos atrás, quando na época ela completaria 15 anos. Com o incentivo do próprio pai, a jovem aceitou a sugestão e logo entendeu que a duração de uma festa seria apenas de algumas horas e que a viagem duraria ao menos 15 dias. “A viagem foi uma nova experiência e hoje eu posso afirmar que foi uma das melhores viagens que eu realizei em toda minha vida”, disse.

Para a cerimonialista, Gabriela Santos de Almeida, de 26 anos, que trabalha como organizadora de eventos há cerca de quatro anos, a tradicional festa de 15 anos é uma boa opção. “Ainda existem aqueles que curtem as formalidades e optam pela as tradições realizadas em festas de 15 anos e para atender melhor esse público, é preciso modernizar e se reinventar. A primeira mudança foi nos formatos desses aniversários, a festa de princesa passou a ser uma festa informal, chamada de "baladinha", onde reúne tecnologia e muita animação", revelou.

Em conversa com o jornal online Folha Vitória, a estudante Mariana Schiavo Machado de 14 anos, que completa 15 no próximo mês, disse já saber como vai comemorar o aniversário. “Vou viajar e meu destino é o Canadá! Espero encontrar novos amigos e conhecer uma nova cultura, além de realizar um sonho de criança. Meus pais estão me motivando e vamos juntos viver essa nova história”, contou.

De acordo com a consultora Disney da Tia Penha Tours, Letícia Pereira, a procura por viagem de 15 anos aumentou relativamente nos últimos anos. “Hoje em dia, os jovens enxergam a viagem como uma forma de independência, afinal, na maioria das vezes, é a primeira viagem internacional sem a presença dos pais e com um fator que muito importa para eles, a presença dos amigos. Outro fator que motiva a escolha da viagem é o fato de que os jovens amam estar com os amigos, e fazer isso fora do Brasil deixa essa experiência ainda mais incrível”, contou .

Pontos moeda