• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Artista cachoeirense expõe obras na Levino Fanzeres

Entretenimento

Artista cachoeirense expõe obras na Levino Fanzeres

Dez obras da artista Paula Bastos podem ser visitadas até agosto

A sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, recebe a partir desta quinta-feira (19), a exposição da artista cachoeirense, Paula Bastos.

Intitulada “Emersão”, dez pinturas da artista, que atualmente reside no Rio de Janeiro, ficarão abertas a visitação até agosto.

Paula, que também é advogada, sempre desenhou e pintou. Com o passar dos anos, se afastou das artes. Após algumas viagens pelo mundo despertou novamente a vontade de praticar a pintura. E no ano passado retornou as atividades artísticas. As obras, que estão expostas no município, são o resultado dessa sua nova fase.

O estilo

O Hiper-realismo é o estilo de pintura utilizado por Bastos. Procura mostrar uma abrangência de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade. O gênero remete a uma tendência artística que se iniciou no final da década de 1960, nos Estados Unidos.

Em seus quadros, a artista mistura elementos abstratos e realistas, utilizando grafite, aquarela e tinta acrílica. Também no espaço, os visitantes poderão ver dois filtros dos sonhos (artefato indígena), feitos artesanalmente pela artista. Na crença, o filtro impede que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular dos sonhos.

“O nome da exposição surgiu de minhas progressões pessoais, como se fosse algo de dentro para o exterior. Após alguns retiros espirituais e experiências em viagens, ressurgiu a ideia de voltar ao mundo das artes e o resultado desses anos de afastamento está neste trabalho que tenho orgulho de expor em minha cidade", explicou Paula.

A curadora da mostra é Isabel Cristina. A abertura acontece nesta quinta-feira, às 19h, com entrada gratuita. A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

"Emersão"

Data: 19/07 a 24/08

Local: Sala Levino Fanzeres - Palácio Bernardino Monteiro - Praça Jerônimo Monteiro

Horário: 9h às 18h - segunda a sexta-feira

Entrada franca