Entretenimento e Cultura

Grupo de Guarapari incentiva leitura inspirado em campanha

A campanha “Esqueça um livro, espalhe conhecimento!” segue até o final deste mês em Guarapari.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
A campanha “Esqueça um livro, espalhe conhecimento!” acontece até 31 de julho. | Foto: Divulgação

Encontrar um livro por acaso ou disponível para retirada em um determinado local, pode ser uma boa razão para iniciar uma leitura. Se essa colocação despertou o seu interesse, desejamos que você seja impactado pela iniciativa que um grupo de Guarapari acaba de lançar.

A campanha “Esqueça um livro, espalhe conhecimento!” é resultado de uma parceria entre Valéria Nunes, da Confraria do Sabor Cafeteria, Daniela Huerta, designer, e a artesã Dryca Cypriano, da Oficina Tangerina, que segue até o dia 31 de julho em Guarapari. “A ideia é deixar os livros pela cidade, no ônibus, na praça, é girar informação, girar cultura. E pretendemos deixar a cafeteria como um ponto de apoio”, comentou Valéria.

A ideia surgiu decorrente de uma sucessão de inspirações: Por aqui, a iniciativa deste ano teve a influência da Associação de Moradores da Praia do Morro - AMPM, quando, em 2017, associados resolveram espalhar exemplares pelo bairro. Projeto que, inclusive, se estendeu até o Centro de Guarapari. Já a AMPM se inspirou na ideia do jornalista Felipe Brandão, que, em 2013, lançou a proposta de esquecer um livro em um local público para que outro leitor o encontrasse, fazendo com que os livros circulassem ao invés de voltarem para a estante. Felipe, por sua vez, foi impactado pelo projeto americano de BookCrossing.

Ações semelhantes acontecem Brasil a fora e, se você deseja participar, “esqueça” também um livro. Uma boa medida já utilizada para estimular outras pessoas e fazer com que a ideia seja disseminada é deixar um bilhete junto com o exemplar. Segue uma sugestão e boa leitura!

“Você achou este livro e agora ele é seu.

Leia e depois o ‘esqueça’ também!”

Pontos moeda