Entretenimento e Cultura

LiteraNewton começa em agosto e dá início aos projetos da pré-Bienal Rubem Braga de 2020

A programação segue com leituras dramáticas de textos do autor Newton Braga, feitas por estudantes, e um passeio literário


Nascido em Cachoeiro, o escritor Newton Braga (1911-1962) será homenageado por mais um ano com o LiteraNewton. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na Casa dos Braga, lugar onde ele a família viveram, e na Biblioteca Pública Municipal, no Centro. 

Além da homenagem ao escritor, a programação do evento vai marcar o lançamento dos projetos da pré-Bienal Rubem Braga 2020.

E para a oitava edição do maior evento literário do Estado, estão entre os pré-projetos o Pé de Livros, que vai incluir atividades de leitura em espaços públicos e o Livro Virtual de Crônicas "Nas Asas da Borboleta Amarela", espaço para a publicação de autores amadores em uma página da internet. 

A programação da LiteraNewton segue, ainda, com leituras dramáticas de textos do autor Newton Braga, feitas por estudantes, e um passeio literário entre a Biblioteca e a Casa dos Braga, incluindo visitação ao interior dos espaços históricos. 

“Em um evento para celebrar a grande importância de Newton para Cachoeiro, nós vamos dar o pontapé inicial ao evento literário batizado com o nome de seu irmão, com atividades em espaços históricos fundamentais para a preservação da memória do município e a difusão de nossa produção artística”, conta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.]

Programação do LiteraNewton

10/08 (sexta-feira)

Local: Praça da Poesia, Casa dos Braga

9h - Leitura poética (palco livre para estudantes e artistas), leitura dramática e performances utilizando poesias e textos em prosa de Newton Braga e outros autores cachoeirenses.

14h - Leitura poética (palco livre para estudantes e artistas), leitura dramática e performances utilizando poesias e textos em prosa de Newton Braga e outros autores cachoeirenses.

11/08 (sábado)

Local: Biblioteca Pública Municipal (início) e Casa dos Braga

9h- Lançamento do projeto “Pé de livros”

9h30 - Lançamento do Livro Virtual de Crônicas “Nas Asas da Borboleta Amarela”, de coletânea de crônicas publicadas no Livro Virtual da 7ª Bienal Rubem Braga e da logomarca da Bienal Rubem Braga 2020

9h45 – Entrega de certificados de reconhecimento da 7ª Bienal Rubem Braga aos servidores da Semcult e a artistas participantes.

10h - Passeio Literário da Biblioteca Municipal até a Casa dos Braga, com acompanhamento musical de alunos do projeto Novos Talentos. O passeio continuará dentro dos cômodos da casa.

11h10 – Café Literário (na Praça da Poesia): música, poesia, apresentação da banda do Centro de Atividades Integradas Newton Braga e coffee break.

12h - Encerramento

Pontos moeda