Entretenimento e Cultura

Mara Magalhães vence a luta contra o câncer após um ano

A locutora de rodeios mais famosa do Brasil enfrentou sessões de quimioterapia para controlar a doença que surgiu no meio de 2017

Os últimos 12 meses foram os mais difíceis na vida de Mara Magalhães. A locutora de rodeios mais famosa do Brasil precisou interromper a atividade que a tornou popular no circuito de shows sertanejos para cuidar da saúde após descobrir um câncer nos ovários.

Durante esse período, Mara enfrentou seis sessões de quimioterapia e a consequente queda de cabelo. A primeira dose aconteceu em 17 de agosto, quando ela deveria estar narrando o Rodeio de Barretos, o maior do País.

Mas menos de um ano depois, ela recebeu a boa notícia da equipe de médicos que a acompanhou: estava curada e sem nenhum sinal da doença no corpo.

Segundo ela, será preciso passar por consultas periódicas a cada três meses até o fim de 2019 para monitorar se o câncer não retornou. Mas mesmo tendo que lidar com essa condição, a locutora está confiante com a plena recuperação.

— Passei por um momento de redescoberta e aprendi a lidar com a fé de uma forma que nunca havia experimentado antes.

Mara ainda diz acreditar vencer a doença também esteja ligado com a positividade com que encarou todo o processo.

— Nesses momentos, se entregar para a doença é sempre algo que piora a situação, que já não é boa. Eu ganhei muito peso, precisei raspar meu cabelo, que era enorme, e mal conseguia levantar da cama em alguns momentos. Mas receber os amigos em casa e ter a família ao meu lado sem que eu caísse em depressão foi primordial.

Volta ao trabalho

Aos poucos, Mara tem retornado às arenas de rodeio do Brasil para narrar a modalidade. E com toda a história que enfrentou, sua presença em cada etapa de montaria acaba se tornando um evento à parte. Se os shows e peões são as estrelas absolutas dos rodeios, Mara também rouba a cena quando aparece desde que descobriu a doença.

— Tenho sido ovacionada de pé por todos aqueles que me seguem nessas três décadas de carreira. E eu não tenho vergonha de aproveitar o espaço para falar sobre a doença. Ninguém sabe muito sobre o câncer. É preciso conversar e não esconder. Muitas pessoas ainda morrem por falta de informação adequada e acesso aos atratamentos.

Nas apresentações, Mara não se acanha em tirar o chapéu, a peruca e mostrar a cabeça, que aos poucos tem ganhado novos fios. Inclusive, ela tem mostrado essa etapa da recuperação com posts emocionados nas redes sociais. Num dos mais comentados do Facebook, ela mostrou a primeira vez que conseguiu prender as mechas com presilhas, o que não fazia desde o começo do tratamento.

— Se eu visse alguém emocionada com esse ato simples há um ano, desconfiaria de exagero. Mas hoje entendo o valor de pequenas coisas e conquistas na vida de uma pessoa que passou por uma fase como a minha. Muda toda nossa visão de mundo.

Aos 46 anos, Mara é mãe dos adolescentes Gabriel (16) e Mateus (12). Nos últimos 24 anos, ela esteve presente nos principais eventos do circuito de montarias do País, como Barretos (SP), além de inspirar uma personagem na novela América, da Rede Globo (2005). Para os próximos meses, além de voltar definitivamente às principais etapas dos rodeios brasileiros, Mara tem outros planos, como criar um canal de YouTube para falar sobre superação, locução e entretenimento.

— Tudo que passei gera interesse nos meus fãs. E mais que isso: eu gosto da troca de ideias com as pessoas que me acompanham. É divertido essa interação com o público final. Não sei ainda quando o canal sai do papel, mas deve ser ainda este ano.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda