Entretenimento e Cultura

Novela JESUS! Um épico que promete mudar o formato de escrever novelas na Record TV

Na terça-feira (24), às 20h45, a novela Jesus estreia contando a história da luta entre o bem e o mal como nunca antes na TV

Dudu Azevedo interpretará Jesus | Foto: Record TV

Texto: Helena Vitória | Jornalista e estudiosa das novelas

Nesta terça-feira (24), às 20h45, estreia a nova novela da Record “JESUS!”. Uma mega produção com todas as características de filme hollywoodiano, segundo informações já divulgadas pela emissora. A narrativa conta com um extenso elenco já bem conhecido da televisão, que vem com fôlego novo para contar uma nova “velha” história, a vida do Messias filho de Deus e Salvador de Israel.

Para dar vida ao protagonista está Dudu Azevedo que viveu recentemente na emissora o personagem Lázaro (da novela O Rico e Lázaro). O ator tem mostrado versatilidade e dedicação para compor personagens diferentes. No elenco, constam ainda nomes como Day Mesquita, Fernando Pavão, Nicola Siri, Vanessa Gerbelli, Larissa Maciel, Adriana Garambone, Marcos Winter, Guilherme Winter, Adriana Birolli e também os veteranos Beth Goulart, Petrônio Gontijo e Paulo Gorgulho. Os atores André Gonçalves e Maurício Mattar (fazem na novela suas estreias na emissora).

Day Mesquita será Maria Madalena | Foto: Record TV

As gravações foram feitas entre Brasil e Marrocos (local onde fica um dos maiores estúdios cinematográficos) e contou com mais de 100 atores e 60 moradores locais por dia para fazerem a figuração. Os figurinos também ajudarão compor e contar a história milenar da Bíblia.

Em meio a tantas tecnologias de ponta de última geração de equipamentos de TV, fica difícil acreditar que o local não é um cenário. Nem só com cenários irreais se faz uma novela de época e tão movimentada. A Record usou um deserto de verdade, o Saara, para seguir os passos do Messias.

Um outro diferencial que a trama pretende mostrar é um numero bem expressivo de afrodescendentes fixos. Biblicamente era rara a menção de tais pessoas, mas elas existiam por lá. E na novela será possível vê-los.

Outro detalhe são as feições desse Jesus, que foge àquele padrão eurocêntrico. Os longos cabelos claros, cacheados e os olhos azuis, que já veiculou em muitos filmes épicos.

Toda a produção está a cargo da produtora Casablanca, parceria de longa data da Record.

A história começa antes de Jesus ter nascido. Em Nazaré, uma cidade simples no estilo rural. Tudo estará presente nessa trama. O antagonista de Jesus, satanás, o domínio cruel de Roma, falsos messias, rebeldes judeus, os bons e os maus. E Jesus focado na sua missão que era agregar, unir, amar sem distinção de cor, classe social ou qualquer outro tipo de preconceito.

A trama é de autoria de Paula Richard que escreveu a várias mãos. Em sua equipe, destaco a presença do Vitor de Oliveira (co autor de O Astro segunda versão (2011) e I Love Paraisópolis (2015) ambas na TV Globo). A direção é do já experiente Edgard Miranda. A autora, elenco e direção adiantam: ”o público verá que o que é importante mesmo, é a história sensível de fé, força, coragem e amor que eles têm para contar ao longo dos meses.

Pontos moeda