Entretenimento e Cultura

Oficina, arte dramática e comemoração em evento na Casa dos Braga

A escritora Milena Paixão é o destaque deste mês do Festival de Leituras Dramáticas

A Casa dos Braga receberá mais atividades do 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas nesta quarta-feira (18), sexta-feira (20) e sábado. O evento teve início em junho e também terá programação em agosto e setembro, em atividades diversas relacionadas à literatura e às artes cênicas, sempre destacando um escritor em particular a cada mês.

O destaque das atividades dos próximos dias é a presença da escritora Milena Paixão, cachoeirense que mora há sete anos no Chile. Nesta quarta, às 8h, o Grupo Anônimos de Teatro, que organiza o festival junto à Companhia do Outro, fará leitura dramática do seu livro de poesias “Catar-se”, lançado em 2009.

Logo após, Milena participará de um bate-papo sobre a obra com a plateia, que contará com alunos de oficinas livres de teatro de diversas escolas de Cachoeiro. A atividade também é aberta a todos os interessados.

Na próxima sexta-feira (20), das 14h às 18h, Milena vai ministrar a oficina “Poesia Crônica: da arte de escrever poesia apagando palavras”. A atividade consiste em momentos de leitura, discussão e um espaço para a criação livre dentro da poesia blackout (originalmente blackout poetry), um exercício criativo que consiste em pegar uma folha de jornal, destacar as palavras de interesse e formar uma mensagem pintando todas as outras de preto com um pincel atômico. O método foi criado pelo escritor americano Austin Kleon.

"Muitas pessoas têm o desejo de começar a escrever, mas se sentem intimidadas pela folha em branco. Trabalhar sobre um texto pré-existente ajuda muito com essa ansiedade, é um exercício de resgate de ideias escondidas, de ler nas entrelinhas. É ler e escrever quase simultaneamente, é muito instigante", explica Milena.

A escritora radicada no Chile também estará presente no sábado no Sarau Verbo Intransitivo, que comemora os nove anos do Grupo Anônimos de Teatro. O projeto do sarau foi idealizado pela própria Milena, em parceria com o ator Luiz Carlos Cardoso, integrante do grupo teatral que coordena o festival.

“A Milena é uma grande parceira do grupo desde o início, seja contribuindo para a criação de projetos ou escrevendo textos. Essa oficina está na terceira edição e é uma atividade que estimula muito a criatividade e a inteligência. E o sarau vai contar com membros históricos do Anônimos, então esperamos que seja um evento muito bonito”, destaca Luiz Carlos.

Programação:

Quarta-feira (18)

8h - Leitura dramática de Catar-se com Grupo Anônimos de Teatro

Bate-papo com a autora Milena Paixão

Sexta-feira (20)

14h as 18h - Oficina “Poesia Crônica: da arte de escrever poesia apagando palavras” com Milena Paixão

Sábado (21)

19h - Sarau Verbo Intransitivo

Retrospectiva dos nove anos do Grupo Anônimos de Teatro

Mais informações: www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com

Pontos moeda