Entretenimento e Cultura

Serenata Italiana: músico faz história em uma das festas mais tradicionais de Venda Nova

Romualdo participa desde a primeira edição, quando ainda era uma brincadeira entre famílias e amigos. Hoje, a festa é um dos destaques turísticos da região e recebe centenas de turistas

Em seus 16 anos de tradição, a Serenata Italiana de Venda Nova do Imigrante reuniu centenas de personagens da vida real que marcaram presença durante estes anos e fizeram história em uma das maiores festas em homenagem aos imigrantes que habitavam a região serrana do estado. Entre eles, você vai conhecer o Romualdo Falqueto, músico, descendente de uma das famílias mais tradicionais de Venda Nova do Imigrante.

Romualdo participa desde a primeira edição da Serenata Italiana, quando ainda era uma brincadeira entre grupos de 10 a 15 pessoas de famílias e amigos. “Era algo muito singelo, ninguém imaginava que tomaria tanta proporção como tomou. Para nós, descendentes de italianos, nos sentimos em casa. Eu participo de tudo, desde o começo pelas ruas, até a concentração dos grupos no Polentão, onde faço apresentações de músicas tradicionais italiana com a minha banda”, afirmou Romualdo que sempre anima o público com as músicas tradicionais dos imigrantes.

O conterrâneo ainda ressalta que a festa é muito importante e precisa ter continuidade com as novas gerações. “Fazer a serenata é muito importante para mim, porque preserva aquilo que os nonos trouxeram da Europa. É uma coisa que não tem nada a ver com a Itália de hoje, mas gostamos de preservar a Itália de quem veio para cá, desbravou e fez morada aqui. É nossa forma de relembrar e homenagear quem construiu Venda Nova”

A tradição

A Serenata Italiana é o costume dos descendentes dos imigrantes italianos da região serrana de se reunirem para cantarolar canções típicas da época de seus familiares que decidiram viver no Brasil. A festa consiste na reunião de amigos, familiares e comunidade entre músicas clássicas italianas, comida típica e muita diversão!

Neste ano, a festa acontece no sábado (21), a partir das 19h e segue para a concentração no Ginásio Polentão às 21h. O ingresso de R$5,00 está sendo vendido nos comércios da região. Assim como em ocasiões passadas, Romualdo Falqueto é uma das atrações da noite. 

Pontos moeda