Entretenimento e Cultura

XII Encontro da Cultura Italiana de Araguaya acontece em agosto

Evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto em Marechal Floriano

Foto: Arquivo/Karin Kemper

O XII Encontro da Cultura Italiana de Araguaya será realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto. A tradicional festa fará uma homenagem póstuma aos descentes Italianos Nelson Borgo e Vitória Busato Borgo, que foram um dos primeiros moradores do distrito de Araguaya. Nelson Borgo era comerciante, colecionador e possuidor do maior acervo cultural particular do Estado, além disso, era conhecido como barão de Araguaya. Já Vitória era conhecida por preparar excelentes pratos típicos da culinária italiana.

Outro destaque vai para o lançamento do livro: “Araguaya, potencialidades históricas e educacionais nas montanhas capixabas” de Usalio Pivetta e Diemerson Saquetto. É um livro educacional fruto de pesquisas de mestrado.

Foto: Arquivo/Penha Ronchi

Tarcisio Borgo, cidadão Araguayense que vai coordenar o jogo de Chinquilho, destaca que “a festa tem um grande envolvimento comunitário, o que é louvável e, proporciona uma confraternização cultural e familiar saudável”. Da programação consta também o desfile Bambini, a caminhada “Picada do Nono”, torneio de bocha adulto e infantil, missa em italiano com o coral Più Bello e o desfile no domingo, uma homenagem aos imigrantes italianos, feita por seus descendentes.

Com apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, diversas atrações fazem parte da programação do XII Encontro da Cultura Italiana de Araguaya, como Show com Ernesto Mathias, Mirano Schuller, Swing Serrano e Toni Boni.

Pontos moeda