Entretenimento e Cultura

Antigo Hotel Imperador, em Domingos Martins, será vendido

Uma das exigências para a venda do prédio é o indicativo de destinação de uso para atividades relacionadas ao turismo, cultura, lazer e recreação em geral

Foto: Setur / Divulgação

O antigo hotel Imperador, em Domingos Martins, foi colocado à venda. O processo foi autorizado pelo Governo do Espírito Santo e pela Prefeitura do município. 

Uma das exigências para a venda do prédio é o indicativo de destinação de uso para atividades relacionadas ao turismo, cultura, lazer e recreação em geral. 

Em solenidade realizada no último dia 8 de julho, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro e o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger assinaram o processo de abertura da concorrência pública para a venda do imóvel.

O antigo hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico, contribuindo para a melhor preservação e aproveitamento do imóvel histórico, alavancando as atividades turísticas na região. 

Lenise Loureiro destacou a importância do prédio para a cultura e para a história do Espírito Santo, bem como para o aquecimento da economia local. 

“Este é um espaço que faz parte da memória afetiva dos capixabas e é um atrativo que irá se tornar ainda melhor, criando oportunidade de receber mais turistas e preservando a sua história original, podendo ser palco de atividades culturais e de lazer e, o melhor, gerando crescimento da economia local”, pontuou a secretária.

Segundo o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, a proposta de retomada do espaço para atividades do turismo é muito bem recebida pela população. 

“Esta retomada do espaço para atividades de hotelaria vem suprir uma deficiência nossa de ter onde receber os turistas no Centro do município e é muito bem-vinda pela sociedade local, além de ser um incremento na economia da cidade”, afirmou.

Próximos passos

A proposta deverá cumprir etapas de análise jurídica, aprovação legislativa e procedimento de concorrência pública durante a estruturação dos procedimentos administrativos. 

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) avaliará a possibilidade de manter, durante os trâmites administrativos, o imóvel em concessão ao município de Domingos Martins, garantindo, assim, a continuidade de sua utilização.

Processo

O antigo Hotel Imperador, considerado referência histórica e cultural de Domingos Martins, é de propriedade do Governo do Estado e está cedido à Prefeitura de Domingos Martins. 

A proposta foi aprovada pelos membros dos conselhos municipais de Turismo e de Cultura e encontra-se à disposição de todos na Prefeitura de Domingos Martins para sugestões e esclarecimentos de dúvidas.

História

O hotel foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 1955. Por causa de sua arquitetura,  ele tornou-se um atrativo no município, passando a ser considerado o hotel de referência para os casais em lua de mel em todo o Estado. 

Um fato curioso, antes mesmo de se consolidar como atrativo turístico, o Hotel Imperador, nos primeiros anos de existência, era o destino de muitos hóspedes que buscavam tratamento de saúde, em função do clima, ideal para o tratamento de doenças respiratórias.


Pontos moeda