Entretenimento e Cultura

Padeiros se reinventam com receitas criativas de pão de sal

Nesta quinta (08) é comemorado o Dia do Panificador, mais conhecido como Dia do Padeiro. O tradicional pão de sal ganhou saborosas e criativas versões

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação Abip
Criatividade e inovação são o segredo para o sucesso no ramo 

Nesta quinta-feira (08) é comemorado o Dia do Panificador, também conhecido como Dia do Padeiro, criado para homenagear os profissionais responsáveis por produzir o alimento queridinho da mesa do brasileiro: o pão. 

Seja doce, salgado, recheado, na chapa, com queijo ou com os mais variados ingredientes, o alimento ganhou versões saborosas e criativas para além do tradicional pão de sal.

Foto: Divulgação Ledut
Na padaria Ledut, o cliente encontra uma variedade de sabores 

Pães como o de vinho e nozes, queijo gorgonzola, calabresa, sementes, e até torresmo pertencem a uma linha imensa de variedades na padaria Ledut Casa de Pães, em Vitória. 

O proprietário Ricardo Augusto Pinto está no ramo há quase 30 anos. Ele destacou que pensar em receitas novas é como escrever uma música.

"A ideia vem por si só, como um compositor pensa na música. A gente mistura um ingrediente e outro, e sai o produto. Quando a gente não cria, a gente visita padarias de outros estados e países. Já fui para França, Alemanha e EUA conhecer novas receitas", finalizou Ricardo. 

A trajetória de Ricardo começou em Iúna, interior do Espírito Santo, quando ele percebeu a necessidade de uma padaria na região. De lá para cá, não só ele mudou, mas a produção dos pães também. Desde a compra de ingredientes até a venda do produto. 

Mas o empresário destacou que a inovação é a alma para o sucesso do negócio. "É um setor que passou por muitas mudanças. Antes, quando ligávamos para o fornecedor, usávamos a lista telefônica, hoje não é mais assim. Mas por estar todos os dias na mesa do consumidor, a padaria precisa inovar diariamente. A gente busca uma receita antiga, seja no caderno de receitas da família ou em feiras, cursos”, revelou. 

PÃES PARA TODOS OS GOSTOS

Foto: Divulgação Padaria Monza
As baguetes Italiana Parmesão prometem levar o cliente para o sabor do país

Na rede de padarias da Monza, na Grande Vitória, produtos artesanais e rústicos são os diferenciais. Segundo o padeiro Gabriel da Vitória Francisco, 24 anos, os rústicos são as baguetes francesas, italianas e australianas. Ele garantiu que comer essas delícias é como estar nesses países.

"O formato e sabor lembram muito os produzidos lá. Além disso, na produção dos pães artesanais não utilizamos aditivos, mas ingredientes naturais, conferindo a eles um sabor especial", defendeu Gabriel.

A padaria Monza proporciona aos padeiros cursos e capacitações. "Às vezes eles contratam uma pessoa para ela desenvolver a receita, outras vezes participamos de capacitações para desenvolver receitas", explicou.

Outros produtos como pães de frutas como de maçã e de banana são apostas também da padaria. 





Pontos moeda