PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Rodrigo Miranda: Forbes elege capixaba top do Brasil por startup "de milhões"

Jurado do Espírito Startups, reality de negócios da TV Vitória/Record TV, jovem foi considerado um dos 30 mais influentes do Brasil após inovar mercado de lojas no País

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Carvalho

A ideia "de milhões" (com a licença do trocadilho) vale - literalmente! - cada dia mais.

E se fosse personificada, com certeza, estaria diretamente ligada à inovação. Hoje aos 30 anos de idade, foi isso que o empresário Rodrigo Miranda, cofundador das lojas autônomas Zaitt e do aplicativo "delivery de tudo" Shipp - atualmente Americanas Delivery -, pode dizer que tem know how em fazer. 

É que ele foi o primeiro homem capixaba selecionado pela Forbes Brasil para sua 30 Under 30, que reúne a lista dos jovens mais influentes do País em diversos segmentos de atuação.

Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Engenharia Mecânica, em 2016, Rodrigo já começou a empreender e teve a ideia, junto de três sócios, de criar a Zaitt. Inicialmente, o modelo de negócio funcionaria como um delivery de bebidas, onde os próprios idealizadores faziam a entrega dos produtos, de segunda a segunda. 

Já em 2017, a proposta mudou. 

A mesma empresa passou a ser a primeira loja autônoma do Brasil. Sediada na Praia do Canto, em Vitória, a aposta era de que os próprios clientes entrassem no estabelecimento, comprassem o produto e realizassem o pagamento. Tudo sem depender de funcionários. Já no final daquele mesmo ano, a Shipp Delivery também ganhou outra forma.

"A Shipp foi criada como um app de 'delivery de tudo'. À época não existia nada igual, tinha só de comida. Fomos pioneiros nesse segmento. Aí de 2017 para cá fomos investindo nesse modelo de negócio, mas as empresas sempre foram separadas e tivemos investidores, que eram diferentes por empresa e eu estava à frente nas duas operações nesses anos", conta à Coluna Pedro Permuy.

Além do currículo invejável, Rodrigo é um dos jurados do Espírito Startups, o primeiro reality de negócios do Espírito Santo que vai ao ar aos sábados na TV Vitória/Record TV às 14h, após o Balanço Geral. O empresário é o terceiro de alguns dos jurados que serão perfilados por este colunista, que não dorme no ponto.

O primeiro foi Rogério Salume, da Wine; e o segundo, Francisco Carvalho, da Timenow

Foto: Vitor Carvalho
O Espírito Startups é apresentado por Ricardo Frizera e gravado na Central de Estúdios e Produção da Rede Vitória, no Centro da Capital

LEIA TAMBÉM: Show de Marina Sena: ginásio de Vitória reabre após mais de 10 anos com 5 mil lugares

De volta à trajetória de Rodrigo, o negócio do capixaba deu tão certo que chamou a atenção da Sapore - uma mega companhia internacional. Em 2019, a empresa de alimentação corporativa adquiriu o controle acionário das empresas. 

"Compraram as nossas duas empresas e já começou uma nova fase, com mais injeção de capital, com as empresas crescendo no tamanho de funcionários, já estava passando de 100 colaboradores. Em 2020, foi um movimento meio inesperado, mas começamos a conversar com a Americanas e ela comprou 100% da Shipp", relembra, ainda.

LEIA TAMBÉM: Francisco Carvalho: com "smart money", ES está entre tops da inovação

Já no começo de 2021, Rodrigo deixou de ser o CEO da Shipp e, desde então, se dedica 100% como executivo da Zaitt. "Estamos indo para quase 100 lojas em todo o Brasil. Expandimos a quantidade de franquias e a Shipp (Americanas Delivery), também, já está em 30 cidades. O plano é ir para 400 cidades até 2024", adianta.

Foto: Vitor Carvalho

LOJA AUTÔNOMA

Mas de onde surgiu inspiração para pensar em algo que nunca foi feito? 

Ao Folha Vitória, Rodrigo relembra: "Foi de olhar como poderia levar conveniência para pessoas, algo que estivesse sempre disponível, que era um desafio nosso. Conveniência sempre bomba em feriado, final de semana... Os custos para operar nesses horários são absurdos - quando precisa de mão de obra, funcionários, fora a questão da segurança".

LEIA TAMBÉM: Quem é Margarida da casa abandonada em Higienópolis? Entenda o caso bizarro

A partir disso, ele e seus sócios foram idealizando uma loja que não precisasse dessa estrutura e estivesse sempre disponível. "Querendo ou não, reduz os riscos, porque não tem funcionário nos períodos noturnos, por exemplo. A inspiração eram nossos próprios desafios, que começavam em instalar o negócio", acrescenta o CEO.

O "UNDER 30" DA FORBES

A sensação de ter sido indicado pela Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, serve para mostrar que o caminho que Rodrigo escolheu é o de pleno sucesso.

"É um reconhecimento por todo esse trabalho dos últimos anos, não só meu, mas dos meus sócios, das pessoas que estão com a gente desde a lojinha do delivery, lá do início. É um fator motivador, que ajuda. A gente apanha tanto no dia a dia, às vezes achamos que estamos fazendo besteira. Então esse tipo de coisa ajuda a pensar: 'Não é tão ruim assim, tem gente importante reconhecendo nosso trabalho'", avalia.

E termina, exaltando: "Por isso é que programas como o Espírito Startups são tão importantes hoje em dia. A condução é espetacular, o formato... É muito legal ver o amadurecimento das startups no Estado. Quando começamos, em 2016, ninguém nem sabia o que era startup. Agora, saber que tem gente investindo nisso, é importante. Para mim, acaba sendo um grande aprendizado. Quem mais aprende lá somos nós". 


Pontos moeda