Entretenimento e Cultura

Mais de 2 mil porções: cidade do ES quer bater recorde com maior moqueca do mundo

A preparação da deliciosa e tradicional receita capixaba acontece neste sábado (2), em Conceição da Barra, e integra a programação da Festa do Pescador

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Neste sábado (2), a comunidade do município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, tem uma missão importante: preparar a maior moqueca do mundo. O objetivo é superar o recorde registrado no Guinness Book em 2018. 

A preparação da deliciosa e tradicional receita capixaba integra a programação da Festa do Pescador, em homenagem a São Pedro. 

Para preparar a iguaria, serão utilizados 600 quilos de peixe. Além disso, a moqueca será feita em uma panela confeccionada no Galpão das Paneleiras de Vitória, feita especialmente para o evento.

“A moqueca capixaba é motivo de orgulho para nosso povo e essa tradicional festividade valoriza nossos pescadores e tradições, mobilizando a comunidade do município e atraindo para a cidade e região um grande número de turistas. Isso movimenta a economia, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

A previsão é de que a moqueca preparada neste sábado sirva 2.500 porções, acompanhada de arroz e pirão. 

A arrecadação será doada para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os ingredientes serão adquiridos dos pescadores locais e os demais ingredientes, em sua maioria, de agricultores familiares da cidade.

O preparo do prato será na Praça Maristela de Almeida Serra, no Cais da Barra, e terá início às 7h30. A previsão é de que a moqueca seja servida a partir de 11h30.

Confira a receita da Moqueca Capixaba:

- 600Kg de peixe

- 120 kg de cebola

- 200kg de tomate

- 15 kg de alho

- 15 litros de azeite

- 80 maços de coentro

- 60 maços de cebolinha

- 20 kg de limão

- 10kg de sal

- Além de 50 kg de farinha e 120 kg de arroz.

Leia também:

>> Primeiro fim de semana de julho promete noites de frio e chuva passageira no ES

>> Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 43 milhões


Pontos moeda