Entretenimento e Cultura

"Crônicas de Resistência": Luciene Francelino lança novo livro em agosto

A obra aborda temas como racismo estrutural, identidade afro-brasileira e educação; eventos de lançamento acontecem em diversos locais da cidade

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/ Governo do ES

A escritora e historiadora Luciene Francelino lança seu novo livro, "Crônicas de Resistência", em uma série de eventos em Cachoeiro de Itapemirim. 

A obra, que reúne contos, crônicas e poesias, explora as memórias e vivências da comunidade negra, abordando temas como racismo estrutural, identidade e ancestralidade afro-brasileira. 

O lançamento é apoiado pela Secretaria da Cultura (Secult) e o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

"Crônicas de Resistência" celebra a diversidade e a riqueza cultural do Brasil, destacando histórias como "Jamille descobriu o racismo" e "Violência nossa de cada dia". 

Luciene Francelino, doutoranda em História pela Ufes e militante do movimento negro, utiliza a literatura como uma ferramenta para dar voz às experiências frequentemente silenciadas da negritude no país.

Os eventos de lançamento ocorrerão em locais estratégicos de Cachoeiro de Itapemirim, incluindo o Museu Casa dos Braga, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) e o Centro Comunitário do Bairro Alto Bela Vista. 

A iniciativa visa alcançar diferentes públicos e promover um diálogo inclusivo sobre os temas abordados no livro.

Guilherme Nascimento, gestor da Casa Roxa Cultural, enfatizou a importância da iniciativa para a valorização da literatura capixaba e a promoção da diversidade cultural. 

A obra de Luciene Francelino é vista como essencial para a compreensão das experiências da comunidade preta no Brasil e para o engajamento na luta por justiça e igualdade.

LEIA TAMBÉM: Vídeo: bombou! Veja todos os “gritos” das candidatas ao Miss Espírito Santo

Serviço:

O lançamento do livro "Crônicas de Resistência", de Luciene Francelino, será marcado por uma série de eventos em diferentes locais da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, todos a partir das 19 horas.

- Museu Casa dos Braga, Centro – 02/08/2024
- Centro Comunitário do Bairro Alto Bela Vista, Alto Bela Vista – 16/08/2024
- Centro de Referência das Juventudes (CRJ), Rubem Braga – 23/08/2024
- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Monte Líbano - 31/08/2024.