Entretenimento e Cultura

Nova temporada de Doctor Who estreia neste sábado

Redação Folha Vitória

Rio - Mais do mesmo, só que diferente. Apesar da contradição, é assim que a oitava temporada de Doctor Who, que estreia neste sábado, 23, na BBC HD, às 20 horas, é sentida pelo showrunner Steve Moffat. No ar desde 1963, com intervalo de 1989 a 2005, a série britânica que narra a história de um alienígena com feições humana que viaja pelo tempo resolvendo confusões na Terra, recomeça com um novo rosto do protagonista, agora interpretado por Peter Capaldi.

"Não queremos que seja um tributo ao passado. Não vejo (a memória afetiva o público) como um problema. Quero que a pessoa comece a assistir a partir da oitava temporada e sinta que é um programa novo", analisa Moffat, produtor e roteirista, que começou a escrever a atração em 2005.

No primeiro episódio da nova fase, Doctor Who chega à Inglaterra no Período vitoriano e se depara com um dinossauro no Rio Tâmisa e estranhas explosões em Londres. Mesmo com um novo ator para a função, sua assistente, Clara, segue com a atriz Jenna Coleman, que dá expediente desde 2012.

Para Peter Capaldi, vencedor de um Oscar pelo curta Franz Kafka's It's a Beautiful Life, e do Bafta, mais importante prêmio de interpretação do audiovisual no Reino Unido, estar na pele do 12º Doctor Who é mais do que um trabalho de destaque. "É um papel que amo. É diferente de dizer que será um desafio ou que eu precise me desdobrar. Eu cresci com ele quando criança. Assisto desde os 5 anos, é como voltar para casa", disse ao jornal O Estado de S.Paulo em sua passagem pelo Rio de Janeiro para promover o programa.

Pontos moeda