Entretenimento e Cultura

Claudia Rodrigues desabafa sobre depressão: "Pensei em tirar a minha vida"

A humorista abriu seu coração para o programa Domingo Espetacular e contou com exclusividade os detalhes sobre sua vida antes e depois receber o diagnóstico

A comediante desabafou sobre a esclerose múltipla Foto: R7

O desabafo de uma das maiores comediantes do Brasil emocionou os telespectadores no domingo (9). Há 15 anos, Claudia Rodrigues descobriu ter uma doença sem cura, a esclerose múltipla.

A humorista abriu seu coração para o programa Domingo Espetacular e contou com exclusividade sobre sua vida antes e depois do diagnóstico. Claudia recebeu a produção da atração em seu prédio, no Rio de Janeiro.

"Quando me disseram que eu tinha isso, eu procurei tudo, eu queria saber. E sempre chega alguém que te conta que tem uma tia, uma prima...".

Segundo Claudia, ela percebeu que algo estava errado quando sentiu dificuldade em decorar o texto, situação que nunca acontecia com a atriz.

"Comecei a gravar e [dizia]: pera aí, pera aí, só um minuto. E a direção me chamou e disse: "O que está acontecendo?" Ah, não sei... Na verdade, eu tenho que pegar o texto. [E disseram para ela] "Claudinha, você nunca foi disso." Fiz OK e daí eu percebi que estava com um problema mesmo e que eu não conseguia lembrar do que eu tinha lido".

A esclerose múltipla atinge 2,5 milhões de pessoas no mundo e é uma doença autoimune, ou seja, é o corpo brigando contra ele mesmo. No caso de Claudia, a esclerose atinge o sistema nervoso central, o que causa a perda de memória. A esclerose não tem cura, mas é possível controlar a doença e seus episódios.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, o neurologista André Gustavo Lima contou que o tratamento depende muito da reação de cada paciente.

"Se você pegar uma pessoa deprimida, é muito mais difícil de tratar. Se você pegar uma pessoa com força de vontade, [que diz] "eu vou conseguir", ela vai conseguir superar", disse.

A depressão

A comediante contou que ficou em depressão durante quatro anos e decidiu não sair de casa: "Eu não saia de casa. Eu ia fazer o que na rua?".

Claudia Rodrigues contou que ficou sozinha durante a batalha contra a doença e que não tinha com quem desabafar sobre os problemas. Ao ser questionada no colo de quem chorava, a atriz foi direta:

"De ninguém. Eu chorava no meu travesseiro. Meus amigos? Que amigos? Tem uma hora que é assim: quando você está muito no sucesso, quando você faz muita coisa para todo mundo, você é o máximo. Mas você sai desse sucesso e ninguém lembra da Claudinha. Claudinha o que? Meio isso...".

Na época em que descobriu a doença, Isa, a filha de Claudia, tinha apenas 7 anos de idade.

"Não tinha nem o que eu falar com ela. Você não vai virar para uma criança quando você está deprimido e falar 'estou deprimida'. Você não vai chorar no colo de uma criança, no colo de seu filho. Você não vai fazer isso".

A atriz ainda revelou que pensou em tirar a própria vida.

"Eu acho que eu pensei, né. Pensei em até tirar a minha vida, como meu irmão tirou. Pensei. Eu moro aqui no 20º andar. E falava assim: se eu vier para a ponta e me jogar acho que vai dar uma *. Pelo menos, eu acabo logo com isso. Morreu, morreu. É bom que dá matéria de capa. Se der, né. Porque a 'pessoa está deprimida, se jogou, tadinha'.

Mas a filha foi o principal motivo para a comediante desistir da atitude e lutar pela vida.

"Pensei, mas não pensei mais. Foi um momento que eu falei: Caramba, tem minha filha. Não posso fazer isso com a menina. Imagina?! A garota vai e [perguntam]: "Onde está sua mãe?" "Morreu, se jogou". Não posso fazer isso com ela. Não podia. Cheguei perto... Aí, liguei para a minha empresária e ela: "Parou." Me deram uma bronca bem dada. Eu pensei, mas passou. Não me pega mais isso".

A atriz confessou que se emociona quando pensa no que quase fez.

"Choro que me acabo, peço perdão a Deus, ajoelho no chão. Você me deu toda a vida do mundo e eu tenho que viver. Não vou agora pegar e me jogar do 20º. Olha, que coisa cafona. "Me joguei do 20º. Nossa que legal" ", brincou.

A empresária Adriane Bonato tem ajudado Claudia com os exercícios e as duas fazem atividades na areia da praia durante a manhã. Com dificuldade para andar, a atriz contou que sente falta de equilíbrio.

A comediante revelou que os médicos liberaram a sua volta e que já está com projetos para o futuro.

Com informações do R7.

Pontos moeda