Entretenimento e Cultura

Aniversário do poeta Newton Braga será celebrado em Cachoeiro

As atividades serão realizadas durante quatro dias no centro da cidade e na residência onde morou com a família, a Casa dos Braga. A programação terá início no próximo dia 10 e segue até o dia 13

O aniversário do poeta Newton Braga, no próximo dia 11, será celebrado com quatro dias de programação cultural, na Casa dos Braga, onde ele residiu com a família, e no centro de Cachoeiro. O evento, denominado 'LiteraNewton', começa no próximo dia 10 e segue até dia 13.

Na Casa dos Braga, terá atividades, como: contação de história, visita guiada e leitura dramática de textos escritos pelo homenageado e por seu irmão, Rubem. O evento é aberto ao público, mas voltado aos estudantes, escritores e professores. No centro, serão quatro dias da exposição itinerante “Energia da língua portuguesa”.

“Estamos preparando formas de homenagear Newton de um modo bastante ligado ao seu fazer artístico. As atividades vão ajudar a difundir e valorizar o nosso poeta maior e, também, o Museu Casa dos Braga”, avalia Neuza Maria dos Santos, coordenadora do espaço.

Na casa, o horário de início vai variar em cada dia. Na quinta (10), a programação começa às 14h, e, na sexta (11) e no sábado (12), começa pela manhã, 8h30 e às 9h, respectivamente. Na data exata do aniversário, às 14h, tem apresentação instrumental da banda do Centro Integrado de Atividades Educacionais Newton Braga.

Jornalista, advogado e escritor, Newton nasceu na fazenda do Frade, administrada pelo pai, Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro. Estudou no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidade onde atuou em jornais e publicou poemas com influência do modernismo. Voltou para a cidade natal em 1932, onde foi jogador do Estrela do Norte e redator-chefe do Correio do Sul, que usou para impulsionar movimentos cívicos, como a criação do Dia de Cachoeiro.

Exposição

Fará parte do LiteraNewton, ainda, a exposição interativa sobre rodas 'Energia da língua portuguesa'. Os visitantes terão acesso à estrutura na praça Jerônimo Monteiro, no centro, de 10 a 13 de agosto.

A mostra foi lançada no fim do mês passado, durante a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), e conta com diversas atividades relacionadas ao idioma, com uso da estrutura móvel montada a partir de um caminhão.

São atividades interativas que incluem dados sobre a cultura das dez nações que falam a língua portuguesa, por meio de um visor 360º, gravuras e lista de curiosidades. Há também uma linha do tempo sobre a relação entre Brasil e Portugal, com base em poemas famosos; um “gerador de sotaques”; fotos sobre a construção da mostra; uma máquina que escolhe palavras para soletrar e gravação de vídeo com os visitantes recitando poemas.

Há também atividades na área externa, como a produção de cartazes com citações literárias, ambiente para leitura e cover face com capas de livro. À noite, tem cinema ao ar livre.

Mostras

Quem for à Casa dos Braga terá oportunidade ainda de conferir as duas exposições sobre a família Braga de Abreu: “Minha cidade, minha casa”, com objetos da família; e “Rubem e seus amigos artistas”, que aborda a relação entre o cronista e seus contemporâneos nas áreas de música, pintura, escultura, dramaturgia e poesia.

Os itens da família são do acervo de Anna Graça, irmã de Newton e Rubem. Uma filha e uma nora dela, Beatriz Braga de Abreu e Lima e Carol Abreu, organizaram as exposições. O imóvel foi adquirido em 1985 pela prefeitura e protegido por tombamento municipal. Foi inaugurado como centro cultural em 1987 e abrigou, até 2014, a biblioteca municipal.

Pontos moeda