Entretenimento e Cultura

Encontro Nacional de Folia de Reis movimenta as ruas de Muqui

O tradicional evento, que será realizado no próximo dia 12 no sítio histórico, vai contar com a presença de cerca de 50 grupos folclóricos vindos do Espírito Santo e de outros estados brasileiros

A 67ª edição do tradicional Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui ocupará no próximo dia 12, as ruas do Sítio Histórico com o colorido, musicalidade, fé e alegria do festejo do catolicismo popular. O evento é o mais antigo e maior encontro de Folia de Reis do Brasil. Em sua primeira edição, em 1950, foi realizado como Torneio de Folia de Reis, mas logo deu origem ao Encontro.

O evento é um momento de intercâmbio que promove a valorização, o fortalecimento, a difusão da cultura popular e a troca de informações de uma tradição familiar que atravessa séculos, e ao mesmo tempo, estimula o fomento do turismo, trazendo como benefício para a cidade o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O Encontro será realizado das 10h às 19h, com uma extensa programação. Durante todo o dia haverá diversas atividades, como: Encontro de Mestres, cortejo, benção na Igreja de São João Batista, cantoria em diversos locais da cidade, e apresentação dos Palhaços da Folia.

O 67º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é uma realização da Prefeitura do município, com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo através da Secretaria da Cultura, da Comissão Espírito Santense de Folclore, e da Associação de Folclore de Muqui. A produção do evento é de responsabilidade do Instituto Cultural Geração.


Confira a programação:

Sábado - 12/8
10h – Abertura oficial do evento na Tenda Cultural no Jardim Municipal
11h - Reunião dos Mestres no Teatro Neném Paiva
13h – Cantoria das Folias de Reis na Tenda Cultural
15h – Cortejo das Folias de Reis nas ruas principais da cidade em direção a Igreja São João Batista
16h – Benção das Folias de Reis na Igreja São João Batista
17h – Apresentação das Folias nos pontos históricos da cidade
18h – Grande encontro das Folias de Reis na Tenda Cultural com apresentação dos Palhaços
19h – Encerramento com entrega de troféu de participação na Tenda Cultural
Pontos moeda