Entretenimento e Cultura

Com mais de dez países participantes, feira de artesanato chega à Arena Shopping Vitória

O evento reunirá, em um mesmo local, artigos exóticos e exclusivos de diversas partes do mundo, com a presença de mais de 100 expositores e cerca de 20 mil itens à venda

Com artesanatos de mais de dez países, a feira é um evento que acontece a partir da próxima sexta-feira (3), e transforma a Grande Vitória em um verdadeiro mercado multicultural, onde os visitantes conseguem encontrar peças de artesanato, decoração, moda, entre outros artigos.

O principal diferencial da feira é que esses produtos vêm para o Estado oriundos de várias partes do mundo e são algumas das peças mais cobiçadas por quem viaja pelos países em que elas são tradição.

Além do diferencial de possibilitar essa viagem ao que há de mais belo em decoração no mundo, a feira é também um espaço onde circularão pessoas das mais diversas nacionalidades. Virão ao Estado comerciantes africanos, europeus, asiáticos, latinos e por aí vai. Também há de se destacar um bazar turco que será realizado, nos mesmos moldes daqueles que muitos conseguem ver apenas por fotos ou na televisão.

Com início na próxima sexta-feira (3), o evento vai até o dia 12 e ficará aberto todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento.

A feira

Moda, artesanato, decoração e um intercâmbio cultural de grandes proporções. Assim será a 17ª edição da Feincartes (Feira de Artesanato e Decoração do ES), que será realizada a partir desta sexta-feira (3) de agosto, na Arena Shopping Vitória.

A Feincartes deste ano será realizada em um novo endereço, com espaço climatizado e mais conforto, e ainda mais atrações para os capixabas. Um verdadeiro intercâmbio em mais de três mil metros quadrados de estrutura de ponta e produtos de qualidade.

A feira contará com móveis, peças de decoração, acessórios, artesanato, peças étnicas, esculturas, entre outros, diretamente de quem o fabrica. Entre os diferenciais está a volta dos perfumes da Tunísia, que há sete anos não faziam parte do evento e eram um dos mais solicitados pelos visitantes. Além desse, farão parte da feira terá produtos de países como Índia, Turquia, Senegal, Indonésia, África do Sul, Japão, Equador, Peru e Egito.

Outro grande destaque da feira nesta edição é o Grand Bazar direto da Turquia. O Grand Bazar em Istambul é um dos mais antigos e maiores mercados do mundo, onde se encontra de tudo um pouco, de cerâmicas, tapetes a joias, tecidos, decoração e roupas. Em Vitória, os capixabas vão poder conhecer um pedacinho desse mercado, com uma enorme variedade de produtos turcos.

A feira será aberta para visitação de 15 às 22 horas, todos os dias. A entrada será no valor de R$ 8. Crianças de até 12 anos são isentas da cobrança do ingresso e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.

Conheça detalhes de mais alguns participantes

Tunísia: depois de sete anos retorna, com muitas novidades em perfumaria. Os perfumes da Tunísia são essências puras em forma de óleo e tem grande duração e fixação. Algumas das fragrâncias presentes no evento são: Noite da Arábia, Perfume do Amor, Musk Branco, Ópium, Segredo do deserto, Ambar e muitos outros.

Também no stand da Tunísia o público visitante vai encontrar lindas peças de decoração e utilitárias em cerâmicas pintadas a mão.

Ilha de Bali Indonésia: depois de seis anos retorna a capital capixaba, trazendo muitas novidades. São peças em madeira teca, cerâmicas, joias e muito mais. As peças da indonésia são únicas pelos seus detalhes.

Índia: a Índia estará muito bem representada na Feincartes. Em dois stands, o público poderá conferir produtos diferentes como peças utilitárias e decorativas em madrepérola e osso, além de outro stand com móveis com detalhes em marchetaria, tapetes, colchas, capas de almofadas e roupas típicas.

Turquia: a Turquia estará em dois espaços: um Grand Bazar com mais de 100m², onde o público encontrará pratos, xícaras, taças, copos, travessas e muito mais. Tudo em vidro turco e algumas peças pintada a ouro 18k. Além disso, direto de Istambul, guardanapos, toalhas e trilhos de mesa da região de Bursa e Capadócia.

Em outro stand da Turquia, o público visitante encontrará luminárias em mosaico de vidro, chaveiros, pulseiras e outros acessórios com olho turco. Também terão tapetes, pratos em cerâmica, pintados à mão com detalhes únicos, jogos de café, com banho em ouro ou em prata, e muito mais.

Peru: o artesanato do Peru é colorido, com múltiplas funcionalidades, e remete aos costumes incas e aos antigos artesãos, que há centenas de anos desenvolveram essa atividade, utilizando todo o tipo de material que pudesse expressar as experiências do dia a dia da população da época.

Os produtos manuais geralmente são feitos por artesãos locais, mantendo a perfeita harmonia dos desenhos geométricos, muito comuns nos tecidos, roupas de lá e até em calçados, refletindo a cultura do povo, passada de geração em geração. No Peru também é comum encontrar lindas peças talhadas em madeira, ouro, prata e cerâmica.

Entre os objetos produzidos pelos artesãos, valorizados em todo o mundo, encontramos esculturas em madeira e pedra de Huamanga, cerâmicas de Chulicanas, vestimentas feitas com a lã de lhama e alpaca de Cuzco, altares de Ayacuchana, entre outros.

Egito: os artesãos representavam classe trabalhadora extremamente valorizada pela elite egípcia da antiguidade. Recebiam títulos de nobrezas, grandes extensões de terra e até mesmo lugar reservado nas covas sagradas conhecidas como pirâmides. Na Dinastia XX houve grande atraso nas renumerações do trabalho, culminando com inúmeros protestos. Aqueles que se destacavam neste tipo de confecção eram considerados homens livres, gozando os mesmos direitos reservados aos membros ligados ao trono do faraó. A habilidade destes artistas impressionava pelos conhecimentos existentes em épocas da antiguidade.

As artes com joias eram apreciadas até mesmo no leito de morte, quando nobres exigiam serem enterrados junto com artes artesanais e outros objetos de adorno. Grande parte das manifestações artísticas nesta área seguia a tendência das outras correntes no Egito antigo: homenagear deuses e deidades era objetivo principal das produções naturais. Interessante notar que as folhas de papiro até hoje são comercializadas ao redor do mundo com caráter de artesanato do Egito.

Senegal: um País que impressiona pelo colorido nas vestimentas e alegria que seu povo tem na música, também um País muito místico, que trará para a Feincartes, esculturas, instrumentos musicais, vestimentas típicas, bolsas, tecidos em puro algodão e com o colorido típico, entre outros itens.

Bordados de Ouro Preto: o famosíssimo e premiado bordados de Ouro Preto também estará na Feincartes, com lindíssimas peças bordadas a mão.

E a novidade deste ano é, que além das peças que estarão à venda, também serão ministradas oficinas de bordados gratuitas durante o período de duração da feira. As oficinas serão ministradas da seguinte forma: duas oficinas por dia, com oito vagas cada uma. Os horários são: das 16 às 17 horas e das 20 às 21 horas. Inscrições no próprio stand.

17ª FEINCARTES - Feira Internacional de Artesanato e Decoração

Data: de 03 a 12 de agosto

Horário: Todos os dias das 15 às 22 horas

Local: Arena Shopping Vitória (Atrás do Shopping Vitória)

Ingresso: R$ 8,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia, crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas.  

Pontos moeda