Lázaro Ramos é um dos destaques da Bienal neste sábado
Com seu misto de carisma e talento, Lázaro Ramos foi estrela da Flip em 2017 quando do lançamento de Na Minha Pele, seu livro de memórias sobre a carreira de ator e o racismo que enfrentou. Agora, ele está de volta a um evento literário e deve chamar ainda mais atenção. Neste sábado, o ator é uma das principais atrações da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ele participa às 16h de um bate-papo na Arena Cultural.
Mais cedo, às 11h30, o Espaço Papo de Mercado, voltado ao mercado editorial e às políticas públicas de leitura, discute os desafios dos planos nacionais de leitura com representantes de México e Chile, e Renata Costa, secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura no Brasil - apenas três semanas depois que a Lei Castilho, primeiro marco legal sobre leitura e formação de leitores do País, foi sancionada.
Com curadoria dividida entre a Bienal e o Sesc, o Salão de Ideias é o espaço para discussões sobre o fazer literário em vários gêneros. Às 13h, autores de destaque no cenário nacional como Bernardo Ajzenberg e Luisa Geisler discutem literatura brasileira contemporânea.
Chegando à sua 5ª edição, o espaço Cozinhando com Palavras, dedicado à gastronomia, explora temas como patrimônio cultural e sustentabilidade. Ainda neste sábado, às 20h, recebe o chef colombiano Juan Manuel Barrientos para falar de seu trabalho inclusivo na Colômbia, com capacitação de jovens soldados feridos em combate e de guerrilheiros refugiados.
"Gastronomia não é apenas entretenimento, é uma forma de pensar cultura, pensar a cidadania", diz o curador do espaço, André Boccato. "O livro é fundamental para isso."
No domingo, 5, o Salão de Ideias abre a programação para falar de poesia nas redes sociais, às 11h, com João Doederlein (@akapoeta), Pedro Gabriel e Fabrício Carpinejar.
No início da tarde, às 14h, o estande de Sharjah - a cidade dos Emirados Árabes Unidos, convidada de honra desta edição da Bienal - apresenta um projeto para incentivar a produção de conteúdo original por editoras baseadas no país. Um debate com membros da delegação árabe também discute os mercados de ficção no Brasil e nos Emirados Árabes.
A seguir, às 17h, também no Salão de Ideias, Carlos Marcelo (autor de Renato Russo - O Filho da Revolução) e Jotabê Medeiros (Belchior: Apenas Um Rapaz Latino Americano) falam sobre biografias musicais.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.