• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Anchieta: Grupo de teatro recebe prêmios em festival nacional

Entretenimento

Anchieta: Grupo de teatro recebe prêmios em festival nacional

O Grupo Rerigtiba recebeu três prêmios no 20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação

Realizado entre os dias 04 e 10 de agosto, o 20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí premiou o Grupo de Teatro Rerigtiba na categoria Teatro de Rua com os prêmios de melhor cenário, melhor figurino e melhor texto para Sara Lyra pelo roteiro de “O Rei de Quase Tudo”, livremente inspirado no livro de Eriardo França.

Telma Amaral, diretora do grupo e produtora da peça, contou que os prêmios chegam para valorizar o trabalho de toda a equipe. “Estamos muito felizes, é um reconhecimento importante do nosso espetáculo”.

A produtora ainda enfatizou que a cenografia e o figurino premiados foram produzidos pelo próprio grupo Rerigtiba. “Como nosso teatro é brincante, vamos dialogando com as questões que vamos apresentar e fazendo o cenário e o figurino de acordo”.

A peça

“O Rei de Quase Tudo” é um divertido espetáculo direcionado ao público infantil, mas recomendado para todas as idades, com números de mágica, malabarismo e palhaçaria com questões ambientais de preservação, hábitos de consumo e reciclagem. A encenação é feita usando máscaras que personificam o estado dos personagens. Os artistas trazem à cena a história de um Rei com vontade de ser o Rei de Tudo, mas por mais que tivesse bens, terras e até a lua, continuava sendo o Rei de Quase Tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa, mesmo sendo um Rei.

O formato é baseado no mambembe medieval, o texto podendo ser modificado, e trás dois artistas saltimbancos que se deslocam de uma praça à outra contando e encenando histórias. A direção é de Edson Nascimento e produção de Telma Amaral. O elenco conta com as atrizes Sara Lyra e Welida Pontes e na sonoplastia Danilo Curtiss.