Entretenimento e Cultura

Artista lança capacete de Ayrton Senna esculpido em madeira

Miniaturas serão produzidas por Cainã Gartner em homenagem ao tricampeão

Foto: Assessoria Cainã Gartner

Colecionadores e fãs de atletas, artistas e grandes personalidades adoram ter uma lembrança do ídolo. E para os fãs do maior piloto de todos os tempos, um novo item será lançado nesta quarta-feira (25): uma réplica de um dos capacetes da trajetória de Ayrton Senna, do final da temporada de 1993, usado no duelo de kart em Bercy, Paris, onde Senna e Alain Prost protagonizaram o último grande duelo.

A disputa foi realizada em uma prova beneficente de kart que reuniu vários pilotos da F-1 da época. E é justamente o capacete utilizado por Senna neste evento que o artista catarinense Cainã Gartner replicou em uma arte feita em madeira nativa e que será lançada nesta quarta-feira, 25, em parceria com a Senna Brands.

Conhecido por criar formas impensáveis na madeira bruta, Cainã trabalha na produção de uma edição numerada com 500 capacetes esculpidos em blocos de marchetaria de marfim e imbuia e com detalhes folheados em ouro de 23 quilates. As peças são produzidas manual e individualmente pelo artista e fazem parte de uma campanha especial para os amantes do automobilismo e das artes.

Em maio, Cainã criou a Luva Senna Victory para celebrar as 41 vitórias do tricampeão brasileiro da Fórmula 1; na sequência veio a réplica dos três capacetes que representam o tricampeonato do piloto; e agora, para fechar a campanha com chave de ouro, o famoso capacete em escala 1/2 de Bercy.

Assessoria Cainã Gartner
Assessoria Cainã Gartner

“Sinto-me muito feliz em transformar, mais uma vez, o legado do Senna em arte. Tenho certeza que com esse trabalho, iremos emocionar os fãs e eternizar essa trajetória ímpar por meio da arte. É gratificante saber que com esse item é possível auxiliar com a educação do Brasil, já que parte da receita arrecadada com essa obra será destinada aos projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna”.

Diferentemente das outras peças, que tiveram uma tiragem menor, o capacete foi produzido em maior escala para chegar aos fãs de Senna espalhados pelo mundo, sendo destinados para clientes dos Estados Unidos e diversos países da Oceania e da Europa.

“A felicidade em concretizar esta última etapa das homenagens feitas pelo Cainã é muito grande. Nós ficamos impressionados com o nível de detalhe nas peças, gostamos muito dessas homenagens feitas ao Ayrton”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.

As obras serão comercializadas pelo site www.cainastore.com.br e www.sennashop.com.br. Parte do valor das vendas será revertida para os projetos do Instituto Ayrton Senna.

Pontos moeda