Entretenimento e Cultura

Cinco livros para crianças e adolescentes saírem do celular

Aventura e mistério são os temas dos livros selecionados com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a terem um hábito de leitura

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Brincar na rua ou gastar tempo lendo livros não é uma rotina tão comum às crianças e adolescentes. Muitos trocaram o tempo ao ar livre pelas telas de  celular, tablet ou computador. Com a pandemia da covid-19, a exposição aos eletrônicos aumentou consideravelmente. 

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças entre seis e dez anos deveriam ficar em frente às telas até, no máximo, duas horas por dia, já os adolescentes, até três horas por dia.

Para ajudar a entreter fora do ambiente virtual e incentivar o hábito da leitura, a gente reuniu cinco livros de aventura e mistério (publicados pela Editora Atual) do mineiro Lino de Albergaria, escritor com mais de 90 obras publicadas.

A seleção faz parte de uma série que cria diferentes histórias e cenários para ambientar aventuras vividas pela diretora Dolores e seus alunos. A série começa com o público infantil e vai até o público juvenil, convidando os leitores a amadurecer junto aos personagens.

Bem-vindos à Casa da Neblina

Foto: Divulgação

Em uma excursão, a dona Dolores decide levar seus alunos até uma cidade antiga, muito conhecida por suas construções. Para passar a noite, todos dormem em uma pousada chamada Casa da Neblina, onde costumava ser uma antiga escola de freiras. A noite que parecia ser tranquila toma novos rumos quando mistérios e assombrações começam a surgir.

Indicado para crianças a partir de 10 anos de idade, o livro foi aprovado no PNLD Literário 2018.

Na Serra das Lianas

Foto: Divulgação

Na Serra das Lianas é o segundo livro da lista indicado para o público infantil e continuação de Bem-vindos à Casa da Neblina. Os alunos de dona Dolores se aventuram agora em um hotel localizado na Serra das Lianas e chamado “Pio da Coruja”. 

Por lá, o pessoal ama contar histórias de assombração que encantam os jovens, mas que começam a assustá-los quando acontecimentos estranhos ocorrem. Então, cabe à corajosa turma desvendar mais um mistério!

A Ilha do Tempo Perdido

Foto: Divulgação

Após ver coisas muitas coisas esquisitas na Casa da Neblina e na Serra das Lianas, a turma da dona Dolores está preparada para tudo o que possa acontecer na Ilha do Tempo Perdido, uma ilha tropical com águas verdes-azuladas, um macaquinho curioso e araras-azuis, mas cujo nome já dá pistas de que ali se esconde algum segredo. Com um enredo mais denso e uma escrita para o público juvenil, o escritor mergulha nos detalhes da natureza e na empolgação de uma boa aventura.

Chá das cinco

Foto: Divulgação

Continuando a jornada de aventuras dos alunos, Chá das cinco traz a história de um passeio guiado pelo motorista Gumercindo. Enquanto a turma está passeando pelo Jardim das Margaridas, a dona Dolores está participando de um chá no Raríssimo Antiquário.

Então, algo misterioso acontece: crisântemos negros, margaridas, castelos, lebres e tartarugas parecem misteriosamente ligar o encontro da diretora ao passeio de seus alunos.

Com muito bom-humor e mistérios, o autor mistura imaginação e realidade em uma só obra de forma fluida, cativando o leitor por completo. Voltado para o público juvenil, o livro foi selecionado em 2016 para o Acervo Básico FNLIJ na categoria “Jovem” e em 2020 para o PNLD Literário.

O Lago do Silêncio

Foto: Divulgação

O Lago do Silêncio é o mais recente lançamento de Lino de Albergaria e a continuação da grande parceria do autor mineiro com o ilustrador Filipe Rocha. Desta vez, a turma de dona Dolores aceita o convite surpresa de um hotel fazenda para conhecer o Lago do Silêncio. O pedido aguça a curiosidade dos personagens, que adoram uma viagem cheia de mistério.




Com informações do blog Folhinha Kids - Ivana Esteves e Ivan Filho

Pontos moeda