Entretenimento e Cultura

Escolas de samba já planejam Carnaval de Vitória. Veja fotos de fantasias

De acordo com a Liesge, apesar da pandemia, as escolas estão trabalhando na construção dos seus carnavais, mas o desfile está condicionado à liberação das autoridades e também à segurança de todos os envolvidos no espetáculo

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Machado e Gustavo Fernando
Registro do Carnaval de Vitória antes da pandemia

Quem ama uma folia já fica morrendo de ansiedade quando ouve falar sobre o Carnaval! Ainda não foi dado o sinal verde para que de fato aconteça o nosso tão esperado Carnaval de Vitória, mas as escolas estão com as melhores expectativas e trabalhando pesado para que os capixabas tenham lindos dias de folia. 

>> Carnaval 2022: ordem do desfile do Grupo Especial de Vitória é definida por sorteio

Samba-enredo, fantasias, carros alegóricos... Tudo continua sendo pensado e muito trabalhado pelas escolas. Veja abaixo o que o Grupo Especial está planejando para fevereiro de 2022. 

ANDARAÍ
Foto: Vitor Machado
Desfile da escola antes da pandemia

Segundo o presidente da Andaraí, Thiago Bandeira, mesmo com a pandemia, os trabalhos não pararam. 

"Hoje temos a escola toda planejada e estruturada. Temos protótipos prontos e algumas fantasias que já estamos colocando em confecção. Estamos trabalhando com as alegorias, que são as esculturas para os carros alegóricos. E assim que for dado sinal verde da confirmação do Carnaval vai ser uma loucura". 

O presidente disse que mesmo em meio ao caos, não se permitiram parar.

"Estamos em um processo de reestruturação com essa nova gestão e vamos trabalhando firme sem o direito de parar. Mesmo mediante ao caos, se pararmos, voltamos à estaca zero, ainda mais se isso for feito estando no Grupo Especial."

Seguindo todos os protocolos de segurança, a escola continuou funcionando e as pessoas trabalhando muito.

"Mesmo na pandemia mantivemos as atividades respeitando todas as normas sanitárias, claro. Dentro da nossa capacidade e das normas, a escola continuou funcionando e não paramos de trabalhar. Fizemos alguns serviços junto com ajuda de parceiros para não abandonarmos tudo e até para ajudar quem precisa do emprego."

Uma prévia das fantasias já foi divulgada: 

Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí
Divulgação Andaraí

"A nossa expectativa é muito boa. Só estamos temendo acontecer algo, mas acredito que a vacinação continuando, com certeza teremos o Carnaval e voltaremos a viver normalmente. Estamos muito ansiosos e não paramos".

BOA VISTA
Foto: Vitor Machado e Gustavo Fernando
Desfile da Boa Vista no Carnaval antes da pandemia

De acordo com Davidson Miranda, Diretor de Comunicação da Boa Vista, por conta da pandemia, os trabalhos da escola deram uma parada, mas nada que impeça de continuar sonhando de fazer um lindo desfile. 

"A expectativa é que até o final do mês tenhamos a definição do enredo, mas em razão da pandemia e com isso a impossibilidade de realização de eventos para angariar receitas, os trabalhos no barracão ainda permanecem paralisados. Com o avanço da vacinação, vamos retornar aos poucos, tudo em conformidade com as portarias da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo."

Nos anos anteriores, era permitido por escola, cinco alegorias, mas neste ano, serão três. 

"Acreditamos que infelizmente será um carnaval modesto. Em razão da pandemia, a dificuldade para conseguir patrocinadores aumentou. Será um Carnaval menor. Já foi definido pela Liesge que serão permitidos no máximo 3 alegorias, diferente dos anos anteriores que eram 5".

Será um Carnaval da superação e iremos nos esforçar ao máximo para fazer um desfile competitivo e trazer pelo 3° carnaval consecutivo o título para Cariacica...

E para dar aquele UP e começar a movimentar os capixabas daquele jeito que amamos, Daividson disse que vem coisa boa por aí. 

"No dia 11 de setembro iremos realizar o nosso primeiro evento (14ª Feijoada da Boa), seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde e com público reduzido". 

IMPERATRIZ DO FORTE
Foto: Imperatriz do Forte
Galera que faz parte da Imperatriz do Forte

E com a animação lá em cima, Artur Kadratz, o presidente da Imperatriz do Forte falou um pouco sobre o andar da carruagem da escola. 

"A expectativa é a melhor possível. Estamos acertando toda a casa para dar o pontapé inicial para o Carnaval. Já definimos o enredo, contratamos todos os segmentos e estamos em processo final do samba sendo feito e agora é esperar e contar com esse avanço da vacinação. Depois é só aguardar o dia do desfile para comemorarmos a vida e usar o Carnaval com toda alegria". 

Na Imperatriz, a produção não para.

"Na Imperatriz do Forte a comunidade se uniu e abraçou a causa em relação a enredo, samba, mão de obra. A galera está muito empenhada para fazer o melhor Carnaval da escola".

E no meio de todo trabalho em equipe, o suspense sobre o enredo.

"Ainda não posso contar, mas é algo bem interessante. É sobre uma coisa que está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde o dia que a gente nasce, até o nosso último", contou Artur.

Além disso, o primeiro evento da escola já está engatilhado para o dia 10 de outubro, seguindo todas as normas, para dar aquele pontapé inicial para o Carnaval. 

JUCUTUQUARA
Foto: Vitor Machado
Desfile da escola do último Carnaval

Para o presidente da Jucutuquara, Rogério Sarmento, falta apenas o aval os órgãos competentes para que seja dada a largada de início das produções. 

"As expectativas são grandes! Já temos enredo, samba-enredo e fantasias com figurinos pronto. Estamos com tudo organizado para dá início aos trabalhos".

Além disso, tudo já está muito encaminhado.

"Temos todo o planejamento da escola montado e só estamos esperando mesmo o ok dos órgãos competentes. Agora é só liberarem para iniciarmos a confecção das fantasias e carros alegóricos". 

MUG
Foto: Vitor Machado e Gustavo Fernando
Último desfile da MUG antes da pandemia

A Mocidade Unida da Glória também não parou de pensar nos projetos para quando for dado o sinal verde do nosso tão esperado Carnaval de Vitória. 

"A MUG segue todo o planejamento de Carnaval desde o último desfile e em 2020 iniciamos com a escolha do enredo já pensando em 2021, que não aconteceu. Em 2020 fizemos a escolha do enredo, desenhamos os figurinos, organizamos e gravamos o samba-enredo. Toda a parte criativa do Carnaval, continuamos movimentando, mas aí veio a pandemia e precisamos paralisar as ações de execução, então não teve produção de figurinos e nem de carros alegóricos", disse Patrick Rocha, Diretor Administrativo da escola.

Mesmo com a pandemia, os planos continuaram.

"Todo o nosso trabalho de inteligência está em andamento. Revisamos os projetos e tudo mais, mas sempre aguardando o melhor momento para iniciar a execução da produção. Hoje a MUG está com a serralheria aberta porque está produzindo cenografia parra um evento online que é o Mov.Cidade. Estamos produzindo toda a parte de escultura e serragem para esse evento, mas para o Carnaval não iniciamos nada ainda. Estamos aguardando o posicionamento dos órgãos competentes."

NOVO IMPÉRIO
Foto: Vitor Machado
Desfile da Novo Império no último Carnaval de Vitória antes da pandemia

A Novo Império também já está com tudo engatilhado. 

"A escola está seguindo os trâmites normais da preparação para o Carnaval. Estamos finalizando os desenhos dos carros e já temos os das fantasias (90%) prontos e vamos partir agora para os protótipos. Já estamos comprando os materiais", contou o presidente da escola Alessandro Souza.

Além disso, o enredo já está feito e as equipes devidamente contratadas. 

"Temos o enredo e samba-enredo e todas as equipes contratadas para iniciarmos na segunda quinzena de outubro, no máximo algum trabalho ficara para a primeira semana de novembro". 

UNIDOS DA PIEDADE
Foto: Gustavo Fernando | Folha Vitória
Desfile da Piedade antes d pandemia

A escola de samba Unidos da Piedade está a todo vapor com as produções, ideias e planos. 

"A Piedade está com uma expectativa muito grande de que em 2022 tenha Carnaval e desfiles das nossas escolas de samba. Estamos trabalhando muito e com os pilotos prontos. Agora é só aguardando o lançamento. Devemos fazer o lançamento do enredo e dos protótipos provavelmente em setembro", contou Maria Anita Falcão, Vice-Presidente da escola. 

Foto: Atelier Rômulo Cosmoski
As fantasias já estão sendo confeccionadas pelo atelier Rômulo Cosmoski, prestador de serviço da Piedade

De acordo com ela, o que não vai faltar é emoção.

"Esse enredo está deixando as pessoas arrepiadas. Vai mexer com o emocional de todos, principalmente dos que estão na Piedade e no Carnaval há muito tempo".

E sem perder as esperanças de que 2022 será diferente e com muita folia, Maria disse que todos estão muito animados e ansiosos.

"Estamos na batalha!. Já contratamos costureiras, aderecistas e já tivemos a primeira conversa. Estamos contando que tenha Carnaval, inclusive, nosso carnavalesco, que é o Jorge Caribé, do Rio de Janeiro, está muito animado, é uma pessoa 'pé quente' e que faz bons carnavais. Estamos muito animados!".

Confira a ordem das apresentações:

A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) do Carnaval Capixaba realizou, no sábado (07), o sorteio para definir a ordem do desfile no Carnaval de Vitória 2022. O evento, restrito, aconteceu na quadra da Escola Novo Império. Veja abaixo:

1 - Jucutuquara
2 - Imperatriz do Forte
3 - Novo Império
4 - Boa Vista
5 - Mug
6 - Piedade
7 - Andaraí


Pontos moeda