Entretenimento e Cultura

Shows com até 600 pessoas estão liberados a partir desta quarta no ES. Veja as regras

Depois dos eventos sociais, como casamentos e formaturas, agora é a vez dos shows terem capacidade para até 600 pessoas

Foto: pexels
A medida da liberação de shows passa a valer nesta quarta-feira, dia 1º, mas há regras

Depois de eventos sociais, como aniversários, casamentos e formaturas, chegou a vez dos shows poderem receber até 600 pessoas no Espírito Santo. A nova regra começa a valer a partir desta quarta-feira (1º). A capacidade limite atual, nesses eventos, é de 300 pessoas.

>> Israel Novaes fará show no Espírito Santo em outubro

>> Shows de Zé Neto e Cristiano e Maiara e Maraisa em Guarapari são confirmados para dezembro de 2021

>> Programação de shows do verão 2022 em Guarapari é divulgada. Confira algumas atrações

No entanto, muitas regras precisarão ser seguidas para reduzir os riscos de propagação do coronavírus nesses ambientes, como explica a secretária estadual de turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro, que compõe a Sala de Situação de Emergência em Saúde do governo do Estado.

"É importante estar sempre de olho no alvará do Corpo de Bombeiros que consta também a capacidade, e dessa capacidade, é necessário fazer um corte de 50%. Uma casa que pode hoje atender mil pessoas, por exemplo, terá que ficar limitada a receber 500". 

Além disso, apesar de ser um show, não pode ter pista de dança. Também será necessário apresentar um comprovante de vacinação, com pelo menos a primeira dose, ou teste negativo de RT-PCR feito pelo menos 48 horas antes.

Outra medida exigida é que a casa de shows vai ter que manter, na entrada, uma lista com o nome completo de todos os participantes.

Apesar das flexibilizações que permitem a presença de mais público em eventos sociais e shows, os empresários do setor de entretenimento no estado dizem que não é rápido nem fácil promover a retomada das atividades.

A empresária Ariane de Oliveira, dona de um cerimonial em Vila Velha voltado para congressos, formaturas e casamentos, conta que vem se organizando desde o início do mês para realizar eventos. 

"Estamos aprendendo a usar os protocolos e também como fazer os nossos eventos acontecerem com a mesma alegria e com o mesmo tamanho do sonho do cliente, mas com segurança para todos", disse.

Acompanhamento dos números todo mês

Segundo Lenise Loureiro é necessário fazer um acompanhamento mês a mês, e a expectativa é de que aos poucos as coisas melhorem. 

"Queremos a cada mês dar passos para ampliar este número, se confirmada a estabilidade no número de casos e a diminuição deles. Então, mês a mês faremos uma releitura para que possamos chegar a uma temporada de verão ainda melhor".  

O imunologista Daniel Gomes acredita que, na prática, não há como cumprir os protocolos de segurança durante a realização de um show. Para o especialista, nem mesmo o teste negativo para a covid-19 será suficiente para evitar risco de contaminação.

"Acho que o show vai contra tudo aquilo que a gente vem pregando, que é a não aglomeração, uso de máscara e manter o distanciamento. Isso tudo vai impactar nas questões de transmissão com possibilidade de aumentar o número de casos".  

Pontos moeda