Entretenimento e Cultura

Caio Castro arrasta multidão em evento e revela detalhes da cena d'O Grito em Novo Mundo: - Eu estava transbordando

Redação Folha Vitória

-

Caio Castro não tem o hábito de acordar cedo. Ao menos enquanto interpreta Dom Pedro em Novo Mundo. Boa parte das cenas do núcleo ao qual integra na novela é feita em estúdio, sem necessidade de deslocamentos da equipe de produção ou aproveitamento da luz solar. Mas era o dia de gravar um momento tão épico quanto histórico: O Grito de Independência do Brasil. Para isso, foi preciso levantar bem cedo e segurar a ansiedade.

Um das estrelas do estande da Vult na Beauty Fair deste ano, que também recebeu Fiuk, Caio compareceu neste domingo, dia 10, ao Expo Center Norte, em São Paulo. Ovacionado por uma legião de fãs e a todo momento requisitado pelas câmeras, o ator também conversou com o ESTRELANDO e revelou todos os detalhes da preparação para a memorável cena, que foi ao ar no último sete de setembro.

No momento, Caio está fazendo alguns reparos na casa onde mora. O pedreiro contratado para arrumar o telhado sempre conversou pouco com ele, apenas o necessário, um bom dia ou uma boa tarde. Mas naquele dia em que saiu mais cedo para o trabalho, o homem reagiu de maneira diferente.

- No dia d'O Grito, ele me disse: Seu Caio, ó, um dia abençoado de trabalho pro senhor. Naquela mesma hora já escorreu a primeira lágrima. Da hora que eu sai de casa até a hora de voltar, eu tinha que me segurar para não deixar a força sair assim. Mas eu estava transbordando, explica o ator, que pode estar se reconciliando com Maria Casadevall.

Se essa foi a cena mais marcante da carreira dele? Caio acredita que não. Já são dez anos de careira e para ele outros gritos foram dados para o amadurecimento artístico e compreensão da carreira que decidiu seguir. Hoje ele se diz mais seguro, embora reconheça o significado da representação do momento histórico em que esteve à frente.

- Eu acho que, para um todo, para a nação brasileira, para as pessoas que estavam esperando isso, diretores, autores, colegas de trabalho e para mim mesmo foi muito marcante. Ali, em 7 de setembro de 1822, foi dado o start para que nosso país se tornasse um Império. Então, as pessoas que acompanham ou não a novela queriam saber como ia ser aquilo, analisa.

O ator conta que para buscar a fidelidade requisitada pela cena usou a estratégia de trocar de lado. Da mesma maneira que se esperava uma definição de Dom Pedro às margens do Ipiranga, as pessoas esperavam um interpretação louvável de Caio Castro.

- Eu me senti um pouco ele (Dom Pedro). Coloquei toda a expectativa que estava em cima de mim e tentei colocar aquilo para fora. Mas eu venho fazendo a gestação desse bicho há oito meses. Estava guardado dentro de mim há muito tempo, revela o ator, que recentemente pediu abraço a Fausto Silva após climão.

No dia em que a cena foi ao ar, Caio disse que estava no set de gravações, mas saiu correndo para acompanhar a transmissão do camarim. Ele ficou de joelhos em frente a TV, emocionado, já que era a primeira vez que via o resultado do trabalho com edição e trilha sonora.

Elogiadíssimo pelos internautas devido à atuação, o ator também comentou sobre o processo de construção do personagem que interpreta. Apesar dos workshops para interação de grupo, aulas de etiqueta e trabalho com fonoaudiólogos promovidos pela Globo, ele explicou sobre um processo muito individual para viver o nosso primeiro Imperador. Chegou a passar algumas semanas em Portugal antes do início da novela e fez uma imersão nas obras dos historiadores Laurentino Gomes e Mary Del Priore.

- Foram autores fundamentais para mim. Me apaguei mais nesses dois trabalhos para entender melhor a relação do triângulo amoroso entra Domitila, Dom Pedro e Leopoldina, por exemplo, explica Caio, que revelou já ter trocado livros por exemplares da Playboy na adolescência.

Além do talento e da disciplina, o ator também é reconhecido pela fama de galã. Questionado sobre qual o traço de Dom Pedro que mais se identifica, ele não titubeou na resposta e revelou o visual que irá manter ao término da novela.

- O bigode, sem dúvida. Eu já tinha usado um tempo atrás, mas estou gostando de novo. Talvez eu corte um pouco o cabelo porque está grande, mas vou curtir o bigode até enjoar, disse com muito bom humor.

Pontos moeda