Entretenimento e Cultura

Venda Nova do Imigrante ganha observatório astronômico

Novo espaço é fruto de parceria entre Prefeitura e Ufes

Foto: Reprodução/GOA-Ufes

Além das belezas naturais, da fauna e das programações culturais e tradicionais que atraem os turistas para Venda Nova do Imigrante, os visitantes vão poder conhecer uma nova atração em breve: o observatório astronômico em Alto Caxixe.

O sistema é uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e permitirá o acesso de imagens do espaço. Além de poder observar os astros, o novo local terá câmeras e estações meteorológicas abrigadas em um único lugar.

Com a possibilidade de ser controlado à distância, o novo observatório será um dos mais modernos do país segundo o coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GAO) da Ufes, Marcio Malacarne. “Não será preciso estar no local para realizar observação do céu. Isso poderá ser feito também pelo site oficial do GOA. Além da Universidade, instituições parceiras e a própria comunidade poderão utilizá-lo mediante autorização”, detalha.

Para Venda Nova do Imigrante, o observatório é uma oportunidade de atrair diversos públicos para conhecer os astros. “Esse equipamento nos coloca como município referência no que diz respeito a ciências astronômicas, atraindo turistas, alunos, professores, dentre outros”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Altoé.

Construção do observatório

O novo observatório astronômico de Venda Nova do Imigrante está em fase de obras. Após a finalização dessa etapa, que é de responsabilidade da Prefeitura, os equipamentos devem ser instalados pela Ufes em um prazo estimado de seis meses.

Parceria com Universidade Federal

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e a Universidade Federal do Espírito Santo firmaram parceria em 2018, após o encontro das instituições na primeira edição da Feira do Conhecimento. A iniciativa da construção e manutenção do observatório foi realizada a partir da aquisição do terreno para o espaço.

Neste ano, a equipe do GOA participa da III Feira do Conhecimento em Venda Nova, que acontece até sexta-feira, 6, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

Pontos moeda