Entretenimento e Cultura

Contra depressão, músico capixaba lança single em parceria com artista plástico

O Vórtice" é o segundo single do compositor após liderar por 10 anos a Manfredines, banda que já dividiu o palco com Paralamas Do Sucesso, Los Hermanos e Móveis Coloniais De Acaju

Foto: Divulgação

O músico capixaba Manfredo irá lançar, na próxima sexta-feira (18), a partir das 20 horas, o single "O Vórtice". O lançamento acontecerá a partir de uma live que contará no cenário com algumas obras do artista plástico Dejair Paulo. No mês da campanha Setembro Amarelo, que alerta e combate a depressão e o suicídio, a música propõe empatia. Para curtir o novo trabalho, basta acessar as plataformas digitais e o Youtube do artista.

A depressão - além de seus irmãos inibidores do ser humano - está entre os principais problemas do país atualmente. Para se ter ideia, no Brasil a doença atinge 5,8% da população - taxa acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em razão disso, Manfredo construiu letra e melodia que expressam alento, liberdade, reviravolta, empatia e, caso um novo ciclo seja necessário, compreensão mais uma vez.

 "A gente precisa abordar mais este assunto, já que é a fronteira final que não deveríamos ultrapassar. Ser humano nenhum deveria sentir-se mal para chegar a esse ponto. E a música trata disso, vem trazer um alívio para quem, de repente, está se sentindo assim. Conhecemos muita gente que passa por isso, a gente mesmo passa por isso, e é difícil admitir".

"O Vórtice" é o segundo single do compositor após liderar por 10 anos a Manfredines, banda que já dividiu o palco com Paralamas Do Sucesso, Los Hermanos e Móveis Coloniais De Acaju, bem como já se apresentou em festivais e casas de show como Festival De Alegre (ES), Teatro Odisseia (RJ), Audio Rebel (RJ) e Ilha Shows (ES). O primeiro single foi Sweet River, já nas plataformas digitais e que é um protesto contra o desastre ambiental de Mariana. O trabalho de agora, com "O Vórtice", representa um processo de liberdade musical do próprio Manfredo, que se dedica a um novo caminho.

Arte Colaborativa e Live

Ponto marcante do novo lançamento de Manfredo é a parceria com o artista plástico Dejair Paulo. Os dois se conheceram em uma oficina musical ministrada por Manfredo, que recebeu de Dejair no mesmo dia um retrato pintado a partir dos movimentos do músico na palestra. O gesto imediatamente tocou Manfredo e despertou no compositor a possibilidade de criar a capa da canção "O Vórtice" inspirada em um ícone das artes plásticas: Van Gogh. "A obra de Van Gogh retrata todas as suas angústias com beleza e de maneira sublime", observa o músico.

A capa do single "O Vórtice" traz, assim, um autorretrato de Manfredo desenvolvido por Dejair, a partir dos traços do histórico trabalho de Van Gogh e do conceito visual do premiado longa-metragem "Com amor, Van Gogh". Mais: Dejair Paulo desenvolveu outras quatro pinturas que representam o significado de "O Vórtice". Todos os originais serão vendidos na internet, e o que for arrecadado será repassado a Dejair.

Serviço: Manfredo lança single "O Vórtice"

- Quando: 18 de setembro, sexta-feira

- Onde: Plataformas digitais e YouTube

- Live: 18 de setembro, às 20 horas

- Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCCpHFZEGz0FbhQn8GBj2oNg

- Spotify: https://open.spotify.com/artist/1I6TgvmPQIGoBFaBVSdGsg

Pontos moeda