Entretenimento e Cultura

Nova sede do Brincante tem obras iniciadas

Redação Folha Vitória

São Paulo - O terreno da Rua Purpurina, na Vila Madalena, já está pronto para receber a construção da nova sede do Brincante, a ser inaugurada em maio de 2016. O local fica a poucos metros do imóvel alugado que o instituto ocupou nos últimos 23 anos, desde que foi criado pelo casal de artistas Antonio Nóbrega e Rosane Almeida. O atual galpão, onde ocorrem espetáculos e são ministrados cursos ligados à cultura popular brasileira, como dança e percussão, foi vendido a uma grande construtora.

No primeiro semestre de 2014, eles receberam uma notificação para desocupar o local em três meses. A ameaça de despejo gerou comoção nas redes sociais, dando origem à campanha Fica Brincante. Por decisão judicial, Nóbrega e Rosane conseguiram o direito de permanecer ali até o final deste ano.

Foi o tempo para planejar a transformação de dois sobrados próprios, que até então abrigavam o escritório e o acervo de cenários e figurinos, no novo Brincante. E receber doações, como as do projeto arquitetônico de Thiago Bernardes e da campanha de financiamento coletivo pela internet, que arrecadou, em junho, R$ 107 mil.

O novo espaço terá 420 m², cerca de 200 m² a menos que o atual. Mas ganhará em funcionalidade, contemplando a mesma estrutura básica: teatro de 87 lugares, camarim, sala de aula, escritório e almoxarifado. "Vai ficar muito agradável, e coincide com esse momento do Brincante de aprofundar sua diretriz de trabalho, que vem se mostrando sobretudo ligada à educação", diz Nóbrega. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda