Entretenimento e Cultura

Cinerótico: descubra o que rola no único cinema adulto do Espírito Santo

O cinema funciona em Vitória há 14 anos. Além de filmes de sexo explícito, o local também conhecido pelo "clima de pegação" entre os frequentadores

O Cinerótico funciona no Centro de Vitória há 14 anos Foto: Divulgação

Especializado em filmes de sexo explícito, o Cinerótico ainda desperta a curiosidade de muitos pedestres que passam pelo cinema, localizado no Centro de Vitória, mesmo após 14 anos de funcionamento.

Além de ser o único cinema com programação exclusivamente adulta no Espírito Santo, é também o último cinema de rua de Vitória. Inaugurado em junho de 2002, o espaço tem seus segredos de sobrevivência: a demanda de um público específico, abrir diariamente das 11h às 20h e permitir que o cliente permaneça o tempo que quiser no estabelecimento pagando apenas um ingresso.

Proprietário do local, Jackson Gontijo Fiuza, 52 anos, relata que apesar da instabilidade econômica ter afetado o número de frequentadores nos últimos meses, ainda assim, o Cinerótico é mais uma oportunidade de diversão segura, barata e de fácil acesso em Vitória.

Jackson afirma que a ideia de abrir um espaço especializado em programação adulta surgiu após a decisão de mudar de profissão – antes era dentista –, e a ausência de um local semelhante na capital, já que o Santa Cecília, único cinema do Estado a exibir conteúdo semelhante, fechou suas portas na década de 1980. 

Comprando apenas um ingresso o cliente pode ficar no cinema o tempo que desejar  Foto: Divulgação

“A única coisa que não é permitida no Cinerótico é fumar. Além disso, o filme possui outros atrativos: serviço de bar, ar condicionado, guarda-volumes e um clima de paquera constante”, ressalta Jackson.

Uma das singularidades do local é o conteúdo exibido. Apesar de o cinema ser majoritariamente frequentado pelo público gay, conforme relata um dos frequentadores, todos os filmes são héteros. 

M.V, visitante assíduo do local, afirma que o Cinerótico é um espaço democrático e de muita "pegação". Além disso, revela que vários espectadores são heterossexuais e somente visitam o cinema para assistir aos filmes. “Apesar de ser basicamente frequentado pelo público gay, sempre têm héteros no cinema. Cada um respeita o seu espaço, e assim, todos convivem em harmonia. Os que querem apenas ver o filme, e os que querem algo a mais”.

É na penumbra do cinema que os casais se formam. Segundo M.V, no salão principal fica a maior parte dos espectadores que só querem curtir os filmes. E no "fundão", local mais escuro e discreto do espaço, rola praticamente de tudo, afirma categoricamente.

A informação é confirmada por Jackson Fiuza. “A idade dos nossos clientes varia muito, de 18 anos até idosos. Agora, as mulheres são raridade, elas só podem entrar acompanhadas”, ressaltou. A medida foi tomada para evitar a prostituição no interior do cinema.

Jackson também destaca que o cinema não sobreviveria em outro local. Além do fácil acesso – possui um ponto de ônibus em frente ao estabelecimento –, o público pode comparecer ao local de forma discreta, algo que os frequentadores fazem questão.

Serviço

O Cinerótico fica localizado na Avenida República, no Centro de Vitória, e funciona diariamente das 11h às 20h. O valor do ingresso é de R$ 14 inteira e R$ 6 a meia-entrada. 

Pontos moeda