Entretenimento e Cultura

Inscrições abertas para a 15ª Mostra Produção Independente da ABD Capixaba

Até o dia 6 de novembro, diretores e produtores de todo o Espírito Santo podem inscrever seus filmes na 15ª Mostra da ABD Capixaba

Foto: Luara Monteiro

Com o tema “Cinema Possível”, a 15ª Mostra Produção Independente da ABD Capixaba vai acontecer durante os dias 6 a 13 de dezembro totalmente online. 

Diretores e produtores de todo o Espírito Santo podem inscrever seus filmes de curta e média durações, em qualquer formato, gênero (ficção, animação, documentário, videoarte, videoclipe e experimental) ou data de realização desde que não tenham sido selecionadas nas edições anteriores da Mostra. Serão aceitas apenas produções disponíveis em plataformas online, como Vimeo e YouTube. A seleção será feita por uma comissão formada por produtores, realizadores e/ou pesquisadores da área audiovisual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: http://abdcapixaba.com.br/inscricao/  e seguem até o dia 6 de novembro.

A previsão é de que o resultado com a seleção seja divulgado nas redes da ABD Capixaba no dia 23 de novembro. Os filmes selecionados serão exibidos na mostra competitiva e vão concorrer a prêmios que terão suas categorias definidas por uma Comissão do Júri da Mostra.

Por um cinema possível

A Mostra da ABD já se consolidou como um importante encontro anual com as mais recentes produções do Estado e o tema deste ano vem como uma provocação ao momento atual que o setor audiovisual enfrenta em todo o Brasil. "Cinema Possível é um tema que não trata só da produção que é possível realizar, mas do cinema como possibilidade de confronto ao estado atual, da possibilidade como continuação, resistência e defesa da democracia, que tem como importante aspecto a democratização dos acessos a cultura, mais especificamente aqui, o acesso da cena audiovisual capixaba ao grande público.", explica Diego de Jesus, Coordenador Geral da Mostra.

Uma das diferenças deste ano é que, devido a pandemia, a Mostra será realizada toda online através de plataforma própria e transmitida na TV Educativa Espírito Santo. Outra novidade é a extensa programação. Além da exibição de cerca de 30 filmes selecionados, o evento vai contar com uma mostra paralela, homenagens, webnários, oficinas, lançamento da Revista Milímetros no.10 e muito mais.

A mostra paralela, composta por até 15 filmes, fará uma retrospectiva do cinema capixaba realizado nos últimos 15 anos, com o fim de promover um panorama da produção cinematográfica capixaba deste século. A curadoria ficará por conta dos pesquisadores Erly Vieira Jr. e Waldir Segundo.

Já os Webnários e Oficinas serão ciclos de debates e de formação que abordarão temas e práticas importantes da produção audiovisual. Em breve, serão divulgadas as datas e as inscrições também gratuitas.

Uma realização da ABD Capixaba, a 15ª Mostra Produção Independente – Cinema Possível conta com a colaboração da TVE Espírito Santo e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

INSCRIÇÕES ABERTAS – 15ª Mostra Produção Independente

As inscrições para a Mostra Competitiva devem ser feitas até o próximo dia 6 de novembro pelo site http://abdcapixaba.com.br/inscricao/

Acesse o regulamento http: //abdcapixaba.com.br/regulamento-2/

Pontos moeda