PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Sobrinho de Bibi Ferreira, Procópio Neto vai fazer teatros e até filme no ES

Herdeiro de uma das famílias artísticas mais famosas do Brasil, o diretor, bailarino e ator que é expoente do teatro nacional quer atuar como cicerone das artes entre Rio de Janeiro e Espírito Santo

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Pedro Permuy
A Coluna Pedro Permuy recebeu Procópio Neto na sede da Rede Vitória do Centro de Vitória

A partir de novembro deste ano, começa a agenda de João Procópio Neto no Espírito Santo. Sobrinho de Bibi Ferreira e herdeiro do que é uma das maiores famílias artísticas do Brasil, o diretor, ator e bailarino é filho de capixaba e quer estabelecer novas relações com o Estado.

“Minha mãe (irmã de Bibi Ferreira) é de Muqui. Já trabalhei aqui há uns 10 anos e foi uma experiência maravilhosa. Agora não foi diferente”, diz o artista, que falou com exclusividade à Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, horas antes de pegar voo de volta à Cidade Maravilhosa. “Vamos apresentar uma peça, que provavelmente também vai acontecer aqui no Estado, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro (Sated-RJ)”, detalha.

A partir da próxima temporada no Espírito Santo, Procópio Neto pretende realizar ao menos cinco espetáculos no Estado, além de dirigir filme da atriz que é neta de Nelson Rodrigues, já em 2023. “Para essas produções, o elenco deve ser misto. Um pouco daqui e um pouco de fora. Fizemos uma mostra de talentos de graça, pessoas já participaram, lá em Guarapari, e estamos construindo o casting”, explica a empresária e também atriz Renata Maria, que acompanha o diretor em seus trabalhos capixabas.

LEIA TAMBÉM: Vídeo: peeling de fenol viraliza e antes e depois choca. Entenda procedimento!

As montagens no Espírito Santo e a nova etapa de trabalhos de Procópio Neto no Estado vão complementar o currículo do artista, que já tem mais de 200 registros de direções e atividades, segundo levantamento. O momento é bem propício para celebração, já que é neste 2022 que ele também completa 50 anos de carreira.

“Comecei muito novinho. E com a minha tia, minha mãe (famosa cantora da época), meu avô… E não vejo isso como peso, vejo como responsabilidade. Minha tia (Bibi) dizia que o nome dela era credibilidade. E é até hoje”, começa.

LEIA TAMBÉM: Papa Francisco ganha presentes de bispos do ES e arcebispo de Vitória no Vaticano

E segue: “Eu tenho uma base de responsabilidade por ser sobrinho, mas sou neto do Procópio Ferreira, que foi o homem que mudou a forma de se fazer o teatro brasileiro e também foi o homem que começou o movimento para que nossa profissão fosse regulamentada no Ministério do Trabalho. Eu não posso dar ao público menos do o que o que ele merece. Tenho que dar o meu melhor e o meu melhor dobrado”.

Foto: Pedro Permuy
“A fama é efêmera. O que vale é a arte” - Procópio Neto, diretor e artista

Para Procópio Neto, ser o cicerone desse intercâmbio artístico entre Rio de Janeiro, principalmente, e Espírito Santo é valorizar os talentos capixabas que, muitas vezes, não se tem nem notícia de que existem.

LEIA TAMBÉM: Antes bissexual, Bianca Andrade se assume panssexual. Saiba o que é!

“Tive a oportunidade, nesta temporada, de ter contato com artistas que me chamaram a atenção. Pessoas que precisam de trabalho, mas têm talento, um fôlego… O talento pode ser lapidado, mas quando você tem vocação… O brilho é diferente. E existem muitas pessoas assim aqui”, avalia, concluindo. 

LEIA TAMBÉM: Paulo Cintura diz que daria "surra" e expulsaria filho gay de casa: "Mulher com mulher eu acho bonitinho"

ENTREVISTA EXCLUSIVA COMPLETA EM VÍDEO


Pontos moeda