PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Gigante da beleza participa de projeto no ES para ajudar mulher vítima de violência

O Instituto Avon, da marca de cosméticos e utilidades homônima, assinou termo na tarde desta terça (24) com o governo do Estado; saiba tudo

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: UVV/Divulgação
Assinatura do Termo de Cooperação para implementação do Programa Acolhe, com a presença de membros do Instituto Avon e da Secretaria Estadual das Mulheres do Espírito Santo

A Secretaria das Mulheres do Espírito Santo (Sesm) e o Instituto Avon, braço social da marca homônima, assinaram na tarde desta terça-feira (24) um termo para unirem forças via Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas. O resultado da parceria é um acordo de cooperação para manter o programa Acolhe, no Estado. 

A iniciativa é um dos pilares do fundo, criado pelo instituto e pela Accor em 2020. Ele prevê o fortalecimento de serviços públicos de acolhimento e proteção à população feminina em circunstâncias de violência. 

LEIA TAMBÉM: Quem é o "sheik" que fez chover dinheiro e distribui moto e carro em Guarapari

Na prática, o programa oferece abrigamento alternativo temporário de até 15 dias em hotéis da rede para mulheres e dependentes, além de pensão completa, serviços de lavanderia, internet, atendimento social, psicológico e orientação jurídica, bem como o trabalho em conjunto com a rede multidisciplinar de acesso a direitos das mulheres de cada município.

LEIA TAMBÉM: Festão de luxo tem Dennis DJ de atração no ES; veja vídeo e fotos

A concretização da parceria aconteceu dentro da programação do 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, em Vila Velha, e contou com a presença de contou com as presenças da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, e Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon. 

“Reconhecemos a importância de atuarmos em conjunto com instituições públicas e privadas para transformar, efetivamente, a realidade de tantas brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à violência de gênero. Consolidar mais uma parceria para a implementação do Acolhe é, justamente, mais uma maneira de aprimorar políticas e serviços de assistência e proteção para as mulheres, garantindo meios para que possam reivindicar seus direitos e viver com mais autonomia, confiança e tranquilidade”, explica Daniela à Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto. 

LEIA TAMBÉM: R$ 3 milhões por ano: cooperativa de Ricos de Amor, da Netflix, é salvação da lavoura de famílias no ES

"Nós começamos a viabilizar essa parceria com a Rede Acolhe no início deste ano e agora a estamos consolidando, fortalecendo a rede de abrigamento para mulheres vítimas de violência ou em situação de violência em nosso Estado. Reconhecemos que a Rede Acolhe é uma rede já consolidada em todo o país, com experiência na contratação de vagas em hotéis para mulheres em situação vulnerável. Aqui no Espírito Santo, conseguimos inovar de forma regional, expandindo essa parceria para atender todas as regiões do Estado”, disse Jacqueline em speech

LEIA TAMBÉM: Ator pornô curte noitada em boate de Vitória e agita festa: "Lindão"

“A nossa missão é cuidar de todos nossos clientes com zelo, generosidade e dedicação. O Programa Acolhe nos permite receber as vítimas de violência doméstica e seus filhos com muito carinho em nossos hotéis”, comenta ainda Jefferson Maioli, gerente de um dos hotéis do programa.

AOS NÚMEROS

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o Espírito Santo tem, hoje, uma média diária de 57 mulheres afetadas por crimes como feminicídio, violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. 

LEIA TAMBÉM: Marcus Buaiz e Silva aparecem juntos em Vitória: "Irmão"

Somente entre janeiro e agosto deste 2023 foram registrados 13.980 casos de violência doméstica, quase 450 ocorrências a mais do que o mesmo período em 2022. 

Além disso, cerca de 70,4% dos casos ocorrem dentro de residências.

Pontos moeda