PEDRO PERMUY

VEJA FOTOS

Moinho Vitória: obra rara de 60 anos, de artista top da América Latina, é restaurada

Mural do mosaicista Raphael Samú, o mesmo que fez letreiro da Ufes e super prestigiado no Brasil e América Latina, foi feito especialmente para a Buaiz Alimentos em 1963

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto mostra painel "Moinho Vitória" (1963), de Raphael Samú: obra será restaurada e terá local privilegiado

Em 1963, o Moinho Vitória, primeiro do Espírito Santo e histórico para o desenvolvimento industrial do Estado, da Buaiz Alimentos, ganhou um mural de mosaico para chamar de seu. 

A obra de arte assinada por Raphael Samú, considerado mosaicista dos mais famosos do Brasil e América Latina, será restaurada e reinstalada neste 2023 - aos 60 anos de idade -, quando a empresa também comemora 82 anos desde a fundação (a data é celebrada nesta sexta-feira, dia 26).  

LEIA TAMBÉM: Gigante da beleza participa de projeto no ES para ajudar mulher vítima de violência

Depois de revitalizado, o painel quadrado de mais ou menos quatro metros vai enfeitar uma das paredes da recepção do edifício que hoje abriga parte dos escritórios, diretoria e presidência da gigante alimentícia, no Centro da Capital. 

LEIA TAMBÉM: R$ 3 milhões por ano: cooperativa de Ricos de Amor, da Netflix, é salvação da lavoura de famílias no ES

O resgate da obra, listada como rara por pesquisadores e redescoberta após catalogação de monumentos capixabas tombados, cumpre o papel de perpetuar a participação da companhia na evolução que começou, na época do início dos trabalhos com o trigo no Estado, no Espírito Santo. 

"Além de ser, materializadamente, um registro da memória da empresa e da história do moinho", também destaca a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz

Foto: Syd Lucas
A vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz

"Hoje, depois de outra ação de resgate de memória, nós temos, numerados, ladrilhos portugueses, que foram os usados na construção daqui, do moinho, na obra original. Eles estão expostos também. O painel encomendado pelo meu avô (Americo Buaiz) é muito representativo e ganhará esse espaço significativo no sentido estético e memorial", complementa. 

LEIA TAMBÉM: Quem é o "sheik" que fez chover dinheiro e distribui moto e carro em Guarapari

Só para se ter ideia, no Estado, Samú (que morreu em 2022, aos 92 anos de idade, no Espírito Santo) é autor de outro painel icônico em Vitória: o da parede que retrata o nome da Ufes, na própria universidade, no campus de Goiabeiras. 

O NOVO "MOINHO VITÓRIA"

Os trabalhos no painel "Moinho Vitória" contemplam: remoção, restauração e reinstalação, incluindo manutenção do suporte original da obra. O responsável pelo serviço é o artista plástico Celso Adolfo Salles e equipe. 

Previamente, o orçamento prevê investimento de pouco mais de R$ 122 mil e o trabalho tem previsão de início em breve. 

LEIA TAMBÉM: Horóscopo semanal: veja a previsão de Márcia Fernandes para os signos

A obra de arte fica no mesmo lugar em que foi instalada originalmente. Na ocasião, o espaço abrigava, justamente, a recepção da empresa. Hoje, o ambiente é parte de área de carga e descarga geral da alimentícia. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória


Pontos moeda