Entretenimento e Cultura

“Foi uma surpresa”, diz Júlio Oliveira ao saber que Chibale não morre na décima praga

No Instagram, ele costuma publicar fotos e vídeos hilários nos bastidores das gravações e até no mercado com amigos do elenco de Os Dez Mandamentos

Júlio interpreta Chibale em Os Dez Mandamentos Foto: R7

Quando Júlio Oliveira recebeu o convite para interpretar Chibale, em Os Dez Mandamentos, ele sabia que ia morrer na décima praga, a morte dos primogênitos egípcios. Na hora, ele pensou que “ok, vamos até certo ponto”. Só que tudo mudou. O jovem aprendiz de cozinheiro e seu pai conquistaram o público e a “salvação”.  

— Sim! Eu ia morrer! O Chibale é um primogênito egípcio, de um pai que tinha uma fé muito grande nas crenças egípcias, até que vem a contestação dessa fé. Foram dez pragas, que colocam os dois em dúvida, mas devido a resposta do público, a Vivian mudou o final da história pra que ele continuasse. Foi uma surpresa! Estou muito feliz!

O ator conta que acompanhou o trabalho feito pelos atores nas fases anteriores do folhetim e que desde o início, percebeu que seu personagem teria uma ingenuidade e uma doçura características.
Em determinado momento, Chibale esboçou um drama amoroso ao se apaixonar por Ana, personagem de Tammy di Calafiori. Ele acredita que essa descoberta amorosa serviu para mudar a história do personagem.  

— Essa história precisava acontecer para que pudesse iniciar um conflito, que abrisse uma porta de diálogo dele com o pai. Falar sobre amor aproxima todo mundo! Eu recebi muitas mensagens de gente dizendo “Chibale, me ajude”, pedindo conselhos amorosos. Isso é muito comum quando se é mais jovem, confundir amizade com amor, não saber como lidar com aquele sentimento. O amor é maior do que a gente, o amor, entre todas as coisas, ele é inevitável. Quando ele acontece na vida de qualquer um, ele vira a cabeça e cada um reage de um jeito. Chibale acabou ensinando muito ao pai também.
Como a maioria dos atores que estão colhendo os frutos do sucesso da novela, Júlio acredita que a identificação do público foi fundamental.  

— Esse povo que vive em busca da terra prometida, esse povo é o brasileiro. Se a gente for ver é mais que uma história de fé, é uma grande metáfora sobre a vida, antes de qualquer coisa.

No Instagram, ele costuma publicar fotos e vídeos hilários nos bastidores das gravações e até no mercado com amigos do elenco.  

— Nas minhas redes sociais tem apenas 10% do que a gente faz. A gente se diverte muito e acho que você só consegue se divertir assim com quem tem abertura. É família!

Ele não exagera ao dizer que sente que o elenco se tornou uma família.  

— Eu nunca fui tão feliz. Fazendo esse trabalho, eu posso falar que, além de tudo, eu recebo para me divertir. Ainda sou pago por isso! Eu fiz outras novelas e sempre me dei bem com todo mundo, mas o que aconteceu em Os Dez Mandamentos vai além disso. A gente passa dez horas gravando, depois mais cinco horas juntos, em um restaurante japonês, no cinema, está todo mundo o tempo todo junto. A gente dorme um na casa do outro.
O ritmo das gravações está puxado, o elenco grava até tarde e o paulistano Júlio revela que vive entre o Rio de Janeiro, onde estão acontecendo as gravações, e São Paulo.  

— Vivo na estrada, passo horas, fico indo e vindo sempre. Minha mãe mora em São Paulo junto com meu filho, o Scooby [um vira-lata].
O ator conta que estão todos envolvidos com a sequência do Mar Vermelho, que terá cerca de três capítulos. As cenas são gravadas no Brasil e precisam ser levadas para Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber tratamento.

Tanta dedicação, tanto amor ao personagem, tanto envolvimento com o elenco teve sua recompensa. Júlio confirma que pode estar em Josué e A Terra Prometida, próxima produção bíblica da Record, que vai mostrar a travessia do povo hebreu pelo deserto. Com isso, Júlio deixa uma pontinha de esperança em relação ao destino de Chibale: será que ele vai embora do Egito com os hebreus?  

— Rolou o convite, sim. Eu tô muito animado, fiquei muito feliz e foi muito inesperado. Já estava contente em saber que o Chibale sobrevivia a décima praga. É uma resposta tão positiva do público. Eu estou muito honrado!

Com informações do Portal R7

Pontos moeda