Entretenimento e Cultura

Lima Barreto será o homenageado da Flip 2017

Redação Folha Vitória

São Paulo - O escritor carioca Lima Barreto (1881-1922) será o escritor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, de 2017. A escolha, anunciada nesta sexta-feira, 11, era uma das grandes defesas da nova curadora da festa, a jornalista Josélia Aguiar. O evento também teve sua data no próximo ano divulgada: entre 26 e 30 de julho.

Apontado por alguns, enquanto ainda vivo, como provinciano e recalcado, o autor carioca desfrutou um certo reconhecimento no fim da vida, mas foi a organização de seus romances, na década de 50, que ressaltou a importância de livros como "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e "Clara dos Anjos". Aos poucos, Barreto impô-se como um retratista do Rio de Janeiro, disposto a desvendar o estado de espírito de seus habitantes sob uma ótica crítica e acertada.

A Flip também anunciou a abertura do Programa de Patronos para 2017, voltado a pessoas físicas que desejem apoiar a realização da festa e suas ações educativas mantidas ao longo de todo o ano.

Os benefícios exclusivos incluem ingressos para a Programação Principal da Flip, convites para o coquetel de boas-vindas com a participação dos autores, encontros com a curadora e com o diretor-presidente do evento, entre outras atividades.

Pontos moeda