Entretenimento e Cultura

Google está gravando suas conversas. Saiba como deletá-las e evitar que isso aconteça

Uma função de busca do Android registra e guarda as mensagens e a voz do usuário. Google afirma que informações são confidenciais

Um antigo ditado, muito usado na cultura popular, diz que é preciso ter cuidado com que é dito, pois as paredes têm ouvidos. O tempo passa, as tecnologias mudam e, quem diria, até o provérbio é adaptado para os novos tempos. Se antes uma pessoa era vigiada pelas paredes, os ouvidos de hoje estão mais perto do que se imagina.

Se você possui um smartphone que usa o sistema Android, certamente já usou a função de busca por voz no Google. O que pouca gente sabe é que tudo que é dito após o "Ok, Google" e, muitas vezes, conversas aleatórias são gravadas pelo sistema. Não acredita? Acesse este link, faça login e ouça todas as gravações feitas do seu aparelho.

O que acontece é que, muitas vezes, a função do buscador é ativada por engano e podem arquivar conversas de conteúdos diversos, inclusive, os particulares, sem que você tenha a mínima noção disso.

Na mesma página, onde ficam registradas as gravações, o Goole afirma que as informações são privadas e nunca serão informadas à terceiros. De qualquer forma, a quantidade de informações que a empresa possui sobre os usuários é preocupante.

Caso você queira desabilitar a gravação, saiba que é possível. Na página, você pode excluir cada gravação de forma individual ou deletar as informações por lotes. Todos os arquivos também podem ser deletados de uma só vez.

Para que não sejam realizadas novas gravações, o assistente virtual pode ser desativado. No entanto, não será possível fazer novas buscas por voz. Para isso, na mesma página, vá em "controle de atividade" e desabilitar a opção "atividade de voz e áudio"

Pontos moeda