Entretenimento e Cultura

De graça: espetáculo cubano chega a Vitória nesta quarta-feira

“Títeres de Hielo” terá exibição online nesta quarta (10), às 19h no Youtube. Peça de grupo capixaba também será apresentada, em formato presencial, na Praça Costa Pereira

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Um espetáculo cubano chega a Vitória nesta quarta-feira (10). A programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) terá várias atrações. O destaque fica para a peça “Títeres de Hielo” (Fantoches de gelo), do Grupo Teatro Viajero, de Cuba, que será exibida às 19h, no Youtube.

O espetáculo cubano é um tríptico composto por três contos: "Hamlet", de William Shakespeare, "Gelo", inspirado no romance "Pinóquio", de Carlo Collodi e "Dois em uma república", baseados em textos de "A república dos mortos cavalo", de Roberto Espina. 

O trabalho investiga a busca de si, os desafios colocados pela alteridade e as descobertas de identidade; bem como o questionamento permanente da existência, visando refletir sobre a existência humana e a efemeridade da vida.

Mais peças gratuitas

Ainda nesta quarta o Festival vai apresentar o espetáculo "Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!", do Grupo Árvore Casa das Artes, de Vitória. A montagem, que leva ao público a magia e os encantos das artes circenses, será às 15h, na Praça Costa Pereira, no Centro da capital.

Às 20h, a apresentação será da Cia Lúdica, de São Paulo, com o espetáculo "O cão de Kafka", baseado em trechos do conto de Kafka, "Investigação de um cão", onde o personagem principal conta algumas experiências marcantes de sua vida, desde a infância até a velhice.

Homenagem

A programação promete ainda muita emoção, com o Cine em Cena, às 18h, com uma homenagem à memória de grandes nomes da cultura capixaba, como José Luiz Gobbi, Wilson Nunes e Silvia Maria Ramos.

Debate

A atriz e gestora cultural Beth Caser e a pesquisadora e dramaturga mexicana Rocio Galicia serão as mediadoras da mesa que vai debater “Teatro da fronteira norte do México: políticas de dor e alianças”, que vai acontecer das 18 às 19h30.

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - 17ª é uma realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes e apoio do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - Fenatevi

Programação quarta-feira (10)

Espetáculo “Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!”, do Grupo Árvore Casa das Artes (Vitória/ES)
Horário: 15h
Local: Praça Costa Pereira - Centro/Vitória
Classificação: livre

Cine em Cena

Horário: 18h
Homenagem a memória de grandes nomes da cultura capixaba
Onde assistir: no canal oficial do evento no Youtube

Classificação livre

Mesa “Teatro da fronteira norte do México: políticas de dor e alianças”

Mediadoras: Beth Caser (ES) e Rocio Galicia (México)
Horário: 18 às 19h30
Espetáculo “Títere de hielo” (Fantoches de gelo), do Grupo Teatro Viajero (Cuba)
Horário: 19h
Onde assistir: no canal oficial do evento no Youtube

Classificação: 10 anos

Espetáculo “O cão de Kafka”, da Cia. Lúdica (SP)

Horário: 20h
Onde assistir: no canal oficial do evento no Youtube

Classificação: 14 anos.

Pontos moeda